terça-feira, 8 de julho de 2025

Polícia queima mais de 13 mil pés de maconha no Sertão de Pernambuco e evita produção de quatro toneladas da droga


Uma operação integrada entre a Polícia Federal em Pernambuco, o BEPI (Batalhão Especializado de Policiamento do Interior) e a CIPE Caatinga, da Polícia Militar da Bahia, resultou na erradicação de mais de 13 mil pés de maconha na zona rural de Carnaubeira da Penha, no Sertão de Pernambuco. A ação ocorreu na manhã da última sexta-feira (4) e evitou a produção de aproximadamente quatro toneladas da droga para o tráfico.
 
 
Segundo informações da Polícia Militar, as plantações foram identificadas após levantamentos conjuntos de inteligência realizados pelas forças de segurança. Todo o material foi erradicado e incinerado no local. Também foram apreendidos uma espingarda artesanal e porções de maconha já prontas para o consumo. Uma amostra da droga foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de Carnaubeira da Penha, onde foi instaurado inquérito para apurar o caso.


A operação faz parte de um esforço contínuo das forças policiais no combate ao tráfico de drogas na região. De acordo com a Polícia Federal (PF), ações desse tipo têm contribuído para o desabastecimento de pontos de venda de entorpecentes em Pernambuco, além de outros estados do Nordeste, evitando diretamente o aumento de crimes violentos associados ao tráfico, como homicídios, roubos e disputas territoriais entre facções criminosas.

Com a repressão constante às plantações ilegais no Sertão pernambucano, há um crescimento no volume de maconha apreendida vinda do Paraguai, segundo levantamento da PF. Esse movimento indica uma tentativa de suprir a escassez da droga com produtos importados ilegalmente do país vizinho.


Resultados de operações anteriores

De acordo com balanço da Polícia Federal, as ações de erradicação vêm apresentando resultados expressivos ao longo dos anos:
  • 2024: Até o momento, 1,37 milhão de pés foram erradicados, com a estimativa de 475 toneladas impedidas de serem produzidas e 260 plantações desativadas.
  • 2023: 618 mil pés erradicados, evitando a produção de 124 toneladas; 168 plantações destruídas.
  • 2022: 1,6 milhão de pés de maconha erradicados, o que evitou a produção de 320 toneladas da droga; 5 toneladas de maconha pronta foram apreendidas e 320 plantios destruídos.
Da redação do Blog Vertentes Notícias
Com informações do Blog Estação Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.