sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Após eleições, projeto do Arco Metropolitano deve sair do papel em janeiro

Com o Arco Metropolitano construído o trânsito na BR-101 será destravado. Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Com o Arco Metropolitano construído o trânsito na BR-101 será destravado. Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Por Amanda Miranda e Marcela Balbino, repórteres do Blog
Depois de uma reunião com as equipes técnicas da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o escopo do Arco Metropolitano começa a sair do papel. Os entraves na área ambiental estão sendo equalizados e, em janeiro de 2015, o lote 2 da obra, fundamental para destravar o trânsito da BR-101 e vital para facilitar o escoamento da produção da Fiat, deve começar a ser construído.  Originalmente, o Arco Metropolitano deveria ter sido entregue este ano, no mesmo período de inauguração da Fábrica da Fiat (Jeep), em Goiana.
Técnicos do DNIT apresentaram, nesta quinta-feira (30), o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima) com as alterações solicitadas pelo órgão ambiental, a CPRH.
A expectativa é de que o lote 2, com 44 quilômetros entre o Cabo de Santo Agostinho e São Lourenço da Mata, comece a ser construído em janeiro de 2015, avalia o diretor-presidente da CPRH, Paulo Teixeira. “O EIA está atendendo ao que foi pedido pela CPRH, que foi uma análise bem definida do traçado e alguns itens sobre fauna e flora”, explicou.
O impacto ambiental no trecho será menor em relação ao lote 1, que ainda está em processo de elaboração do estudo.
Um extenso cronograma de discussão e análise está previsto até janeiro de 2015. Na próxima segunda-feira (3), os técnicos da CPRH vão se debruçar sobre o material apresentado pelo DNIT para analisar minuciosamente os pontos do EIA-Rima.
No dia 10 de dezembro haverá uma audiência pública para explicar os detalhes do projeto. “No dia 4 de janeiro devemos autorizar a realização do projeto e no dia 5 emitir a licença prévia, documento necessário para apontar que o empreendimento é viável da forma como foi apresentado e depois vamos soltar o edital de divulgação do RIMA”, afirmou Paulo Teixeira.
Buracos nos caminhos de Goiana onde está instalada a fábrica da Fiat. Foto: BlogImagem.
Buracos nos caminhos de Goiana onde está instalada a fábrica da Fiat. Foto: BlogImagem.
O lote 1 ainda está indefinido. O DNIT se comprometeu a apresentar um projeto para o outro trecho, que terá o traçado por fora da mata atlântica. “Que era o clamor da sociedade”, observa Teixeira. O projeto será fora da APA Aldeia/Beberibe. A licitação só deve sair no primeiro semestre de 2015. Se tudo começar a dar certo.
ENTRAVES – A burocracia das esferas estadual e federal do governo estão travando o Arco Metropolitano, obra imaginada desde 2008 que construirá 77,5 km de rodovia de Goiana para o Porto de Suape fugindo do trânsito do Recife.
Em sua última visita a Pernambuco, quando foi à fábrica da Fiat, em Goiana, uma das principais beneficiárias do Arco Metropolitano, a presidente reeleita Dilma Rousseff (PT), foi questionada sobre o empreendimento.
Dilma durante visita à fábrica da Fiat. Foto: Blogimagem.
Dilma durante visita à fábrica da Fiat. Foto: Blogimagem.
A resposta dela foi que o governo federal dependia da licença ambiental, dada pelo órgão estadual, seu oposicionista. No entanto, a própria União também se atropelou e apresentou, em setembro, o projeto à CPRH faltando informações básicas, como o traçado do arco e o número de rodovias e elevados.
A previsão da CPRH era de que a licença prévia, que libera a licitação, fosse emitida até 24 de outubro. Sem o projeto completo, foram solicitadas complementações e o prazo não foi cumprido. Em matéria publicada pelo Jornal do Commercio no último dia 21, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) afirmava em nota que as alterações fossem feitas até o fim deste mês e o edital, lançado em novembro. Ne 10.

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