quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Corredor de BRT Leste-Oeste terá fiscalização eletrônica para evitar invasões

Fotos: Sérgio Bernardo/JC Imagem
Um dos dois corredores de BRT (Bus Rapid Transit) pernambucanos, o Leste-Oeste, que liga o Centro da capital ao município de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, vai receber fiscalização eletrônica para coibir as invasões da pista exclusiva dos ônibus, cada dia mais frequentes – são quase 2 mil somente este ano. Serão seis câmeras de fiscalização instaladas ao longo dos seis quilômetros que o corredor possui no trecho da Avenida Caxangá. Os novos equipamentos serão instalados pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) entre janeiro e fevereiro de 2015. Além do BRT, o corredor de ônibus da Avenida Sul também receberá equipamentos eletrônicos, colocados em dois pontos da via.
Embora a operação do corredor Leste-Oeste seja de responsabilidade do Grande Recife Consórcio de Transporte, a CTTU voltou atrás na decisão de instalar as câmeras devido ao risco de acidentes de trânsito, especialmente os atropelamentos. “Está havendo muita invasão da faixa exclusiva do BRT, ainda mais com o trânsito pesado da Avenida Caxangá. Começamos a observar que os motoristas infratores correm muito quando invadem a faixa, acho que porque sabem que estão fazendo algo proibido. Já tivemos atropelamentos, mas sem mortes. Por isso resolvemos não esperar mais e instalar as câmeras”, explicou o gerente de fiscalização eletrônica da CTTU, Marcos Araújo.
O fato de 36 linhas de ônibus comuns estarem no tráfego misto, disputando espaço com os veículos particulares, potencializou o perigo. Os ônibus comuns estão fora da faixa exclusiva desde junho, quando o BRT entrou em operação, mesmo parcialmente, para a Copa do Mundo. E até agora apenas duas linhas de BRT estão em operação (Camaragibe-Derby e Camaragibe (Centro). A previsão dada pela Secretaria Estadual das Cidades é que os ônibus comuns deixem de trafegar pela Avenida Caxangá a partir de janeiro, quando os dois terminais integrados do Leste-Oeste – localizados na 3ª e 4ª Perimetrais – devem ser concluídos. Fonte: NE 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.