sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Carnaval tem em todo lugar!


lucerna2 dentro
Mascarados de Lucerna
Carnaval não é exclusividade brasileira não, viu? Existem muitos países nada tropicais, mas mesmo assim bonitos por natureza que também adoram a festa e celebram cada um a seu modo.
Em Lucerna, na Suíça, por exemplo, a principal atração da festa são os Guggemuudige ou bandas improvisadas, formadas por integrantes mascarados que saem pelas ruas tocando marchinhas desafinadas que todo mundo adora.
quebec
Quebec
Em Quebec, no Canadá, a festança dura 17 dias  e tem direito a desfile de rua, competição de escultura de gelo, e brincadeiras no meio da neve. Tudo isso sob uma temperatura de 20ºC negativos. Sendo assim, em vez de confete e serpentina, o que cai do céu é neve mesmo. Quanto aos trajes, nem pense em casacos de pele ou mantôs até o chão. O pessoal não se faz de rogado e arrisca uma roupinha curta, ainda que seja de tecido bem quentinho. Tudo bem, eles já estão acostumados, não é mesmo?
asakusa bem melhor
Asakusa, Japão
Em Asakusa, no Japão, quase dá para pensar que estamos na Sapucaí. É que os desfiles das escolas de samba são bem parecidos com os realizados na capital fluminense, cheios de fantasias coloridas. Só que não existem arquibancadas. O espaço parece mais um pit de fotógrafos de desfile de moda, com muitos “foliões” paradinhos diante das suas câmeras com tripés e escadinhas. Coisa de japonês mesmo. Ao final do desfile, nem parece que uma multidão passou por ali. Logo em seguida vem o “bloco” dos limpadores, que rapidamente retiram o gradil que separa o público e a avenida está livre para o trânsito novamente, em cerca de 15 minutos!
eslovenia dentro
Eslovênia
Na Eslovênia, a atração são os mascarados. Existe até prêmio para as máscaras mais criativas. Em Ptuj, as celebrações ocidentais se misturam com a mitologia pagã eslava, e pessoas com máscaras demoníacas e peludas, chamadas Kurentovante, desfilam pelas ruas da cidade.  Se estiver dando um rolé pelo mundo bem na época da folia, não custa apreciar essas comemorações carnavalescas no mínimo pitorescas. Principalmente você, que não curte Carnaval. Vai que gosta da festa em outro lugar, celebrada de outra maneira. Fonte: NE 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.