quinta-feira, 2 de abril de 2015

Grandes caminhões proibidos de circular em BRs simples no feriadão da Semana Santa

Tritrens são um dos modelos que sofrem restrição de circulação

Tritrens são um dos modelos que sofrem restrição de circulação

Grandes caminhões estão proibidos de circular nas rodovias federais (BRs) de pista simples (mão dupla) nos feriados. A medida vale, inclusive, para o feriadão da Semana Santa. A decisão é da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que publicou no Diário Oficial da União da segunda-feira (30/3) os dias e horários em que o tráfego de veículos de carga ficará restrito nas BRs. Motoristas que não respeitarem a ordem serão multados em R$ 85,13 e somarão quatro pontos na carteira. A infração é média e o veículo somente poderá seguir viagem ao fim do período de restrição.
Para o feriadão da Semana Santa, a proibição vale entre as 16h e a meia-noite desta quinta-feira (2/4), das 6h às 12h da sexta-feira (3/4), e das 16h à meia-noite do domingo (5/4). No feriado de Tiradentes (21/4), a restrição vigorará no dia 18/4 (sábado), entre as 6h e as 12h, e no dia 21/4 (terça-feira),  das 16h à meia-noite.  Estão fora da medida, segundo a PRF, combinações de veículos com até duas unidades, sendo um caminhão-trator e um semirreboque ou um caminhão e um reboque. Ou seja, bitrens e tritrens estão proibidos, assim como os treminhões, comuns na região da Zona da Mata. Em Pernambuco, fica vetado o tráfego de grandes caminhões na BR-232, a partir de São Caetano, no Agreste, e na BR-116, no Sertão.

Treminhões também estão proibidos
Treminhões também estão proibidos

O  chefe da divisão de fiscalização e trânsito da PRF, inspetor Airton Motti, explica que a determinação decorre de estudos realizados sobre a infraestrutura nas rodovias e o volume de tráfego. “As BRs de pista simples, que não são duplicadas, não têm estrutura para receber os grandes caminhões e, ao mesmo tempo, o intenso volume de veículos comuns que pegam a estrada por causa dos feriadões. A competição é grande  e, o fato de as BRs simples terem muitas curvas e longos trechos de faixa contínua, por exemplo, aumentam os riscos de acidentes. Fizemos estudos e identificamos os horários mais críticos”, argumenta. A prática não é nova e, segundo a PRF, tem reduzido o número de acidentes.


Os bitrens
Os bitrens também

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