Do NE10

Geralmente, de 5% a 10% das pessoas infectadas pelo vírus são adultas, e a doença é responsável por levar à perda de produtividade e aumento das faltas no trabalhoFoto: Fotos Públicas

Os dias de chuva têm se tornado mais comuns no inverno no Grande Recife, e as mudanças climáticas sempre afetam parte da população, que acaba adoecendo. Gripes e outras viroses tornam-se comuns e forçam os trabalhadores a se ausentarem das suas funções. Nos Estados Unidos, por exemplo, 111 milhões de dias de expediente são perdidos anualmente por causa de trabalhadores gripados.
Estima-se que essas faltas ao trabalho tenham gerado uma um prejuízo médio de 7 mil dólares. Entre as pessoas infectadas pelo vírus, geralmente de 5% a 10% são adultos, uma classe ativa e trabalhadora. Um estudo realizado durante uma epidemia de influenza entre 2010 e 2011 na França, identificou que 44% dos casos eram causados por vírus do tipo B e deste total, 70% dos doentes eram crianças (menores de 15 anos), 23% adultos em idade de trabalho e 7% de idosos (a partir de 65 anos).
Mesmo com forte impacto na economia, os efeitos da influenza no ambiente de trabalho ainda são subestimados. "É importante destacar que o impacto não é apenas individual, pois o adulto gripado se torna um transmissor da doença até quando não está com sintomas aparentes. A doença pode afetar o ambiente de trabalho, sua família e amigos e gerar ônus para os sistemas público e privado de saúde", alerta a médica Nancy Bellei, coordenadora do Comitê de Influenza da Sociedade Brasileira de Infectologia e Professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
É possível encontrar a vacina contra influenza na rede privada por cerca de R$ 100Foto: Fotos Públicas
O número representa 29,24% do público-alvo, formado por 49,7 milhões de pessoas mais vulneráveis para complicações da gripe: crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes, puérperas - até 45 dias após o parto; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais.
A meta é vacinar 80% do público-alvo. Mas aqueles que não estiverem inseridas no público-alvo da campanha gratuita podem se imunizar contra a influenza na rede privada. A vacina custa, em média, R$ 100.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.