sábado, 2 de março de 2019

Do Litoral ao Interior, a agenda do Carnaval é para todos os gostos

Do Litoral ao Interior, a agenda do Carnaval é para todos os gostos



Aos sons dos clarins de Momo, os foliões ocupam as ruas de todo Estado em uma das maiores manifestações populares do Brasil. Do interior ao litoral, uma extensa programação cultural aguarda os dispostos a encarar o calor escaldante para brincar o Carnaval, com vários destaques tradicionais. Dentre eles, o majestoso Galo da Madrugada, que desfila no Sábado de Zé Pereira e arrasta, anualmente, dois milhões de pessoas, sendo consagrando, desde 1995, como o maior bloco do mundo.
No sábado, a festa começa já às 6h30 com O Pinto da Madrugada, que se concentra no Marco Zero e serve para esquentar os dispostos a seguir para o Galo da Madrugada, que dá início ao cortejo às 7h. O Galo ocupa várias vias do bairro de São José, tendo como principal a rua da Concórdia. 

Drag queens
 e outros artistas da comunidade LGBTQI+ se encontram, às 9h, no Pátio de São Pedro. Também às 9h, o bloco que homenageia Chico Science, um dos maiores nomes da cultura pernambucana, se concentra em frente ao Mosteiro de São Bento. Fundado em 1996, tem como tradição o banho de argila.

É comum os foliões seguirem do “Bloco da Lama” para o Eu Acho é Pouco, às 9h, que pinta a praça Laura Nigro de vermelho e amarelo com pessoas se espremendo para seguir o dragão chinês, criado em 1977, se consagrando como uma das experiências mais marcantes das ladeiras de Olinda. 

Às 16h desfila outro respeitado bloco: A Ceroula de Olinda, fundado em 1962. Às 20h, um do mais respeitados festivais do Brasil, o Rec-Beat, abre alas ao Carnaval para além do frevo, com nomes como Radiola Serra Alta, que vem de Triunfo, e Shevchenko e Elloco, com o brega-funk e o passinho, ritmo que promete marcar presença forte na Festa de Momo. O principal polo do Recife, o Marco Zero, inicia os trabalhos às 20h, com nomes como Lula Queiroga, Fafá de Belém, Roberta Sá e Quinteto Violado, entre outros.

O principal Bloco Lírico de Pernambuco, o Bloco da Saudade, fundado no ano de 1974, ocupa a praça 12 de março, a partir das 16h do domingo. Às 17h, Maestro Oséas comanda o desfile do Elefante de Olinda. Às 20h, Paralamas do Sucesso, Leci Brandão e Alcione aportam no Marco Zero. Já a cena alternativa no Carnaval tem destaque no Alto José do Pinho, com shows, a partir das 20h, de Natiruts, Otto, Devotos e Carlinhos Beleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.