quinta-feira, 16 de maio de 2019

Câmara dos Deputados realiza sessão solene em homenagem ao centenário do Jornal do Comercio

Líder do partido, Tadeu Alencar, foi o requerente da sessão na Casa


O centenário de um dos jornais impressos mais tradicionais do País foi celebrado, nesta quarta-feira (15), no Plenário da Câmara, durante Sessão Solene realizada a pedido do líder do PSB na Casa, deputado Tadeu Alencar (PE). Ao longo da sua trajetória, o Jornal do Commercio se consolidou como líder de circulação e de assinantes na região Nordeste. Para Tadeu, os 100 anos do periódico representam também uma celebração em defesa da democracia e da liberdade de expressão.

Os principais acontecimentos da história do Brasil e do mundo sempre foram destaques nas suas edições. Suas páginas abrigaram matérias dos mais variados temas, passando por importantes questões políticas, sociais e econômicas. Fundado em 3 de abril de 1919 por F. Pessoa de Queiroz, o jornal figura entre os de maior credibilidade do País e já conquistou muitos prêmios nacionais destinados ao setor de comunicação.

Em Pernambuco, como lembrou Tadeu Alencar, o jornal acompanhou todo o período marcado pela ascensão de Eduardo Campos ao governo do Estado (2007-2014) até a sua trágica morte, no dia 13 de agosto de 2014. “O JC, como ficou carinhosamente conhecido, esteve lá, atento ao período de florescimento econômico de Pernambuco e de fortalecimento dos serviços públicos no Estado”, destacou. O socialista ressaltou ainda o caminho secular trilhado pelo JC. “Seguiu seu percurso baseado nos valores da alma pernambucana. Que o jornal tenha vida longa, independente e plural.”

A sessão contou com as presenças do presidente do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, João Carlos Paes Mendonça, do senador Humberto Costa (requerente da sessão pelo Senado), senador Jarbas Vasconcelos, do presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV, Paulo Tonet, do Diretor Executivo da Associação Nacional de Jornais, Ricardo Pedreira, do ministro e presidente do Tribunal de Contas da União, José Múcio Monteiro Filho, dos alunos da Escola Centro de Ensino Médio 1 do Gama, de Paulo Bonfim, representante do Governo de Pernambuco. Também estiveram presentes na solenidade os deputados pernambucanos Raul Henry (MDB-PE), Gonzaga Patriota (PSB-PE), Ossessio Silva (PRB-PE), Renildo Calheiros (PCdoB-PE), Augusto Coutinho (Solidariedade-PE), Felipe Carreras (PSB-PE), Danilo Cabral (PSB-PE), João Campos (PSB-PE) e cerca de 50 parlamentares.

Publicação – O Jornal do Commercio pertence ao Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, braço de mídia do Grupo JCPM, do qual também fazem parte a Rádio Jornal, a TV Jornal, o portal NE10 e vários outros meios de comunicação. É o maior periódico de Pernambuco e também um dos maiores do País. Tem como missão "levar informação e entretenimento ao público pautando-se pela defesa da democracia, da justiça social e da livre iniciativa". Sua versão digital, o JC Online, surgiu em 2011 e é um dos sites de notícias mais acessados do Nordeste. Na redação do Jornal do Commercio há 82 jornalistas. O sistema como um todo emprega 682 profissionais.

*Com informações de Tatyana Vendramini, do PSB Nacional.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.