quarta-feira, 3 de julho de 2019

Copa América: Chile encara Peru sonhando com 3ª final

Confronto que vale vaga na grande decisão será disputado na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, nesta quarta-feira


Um Chile que começa a se parecer com a 'Roja' bicampeã e um Peru discreto mas valente vão disputar nesta quarta-feira, a partir das 21h30, uma vaga na final da Copa América, em um duelo cheio de rivalidade conhecido como 'Clássico do Pacífico'.

A batalha de estilos será disputada na Arena do Grêmio em Porto Alegre, quase um ano depois da vitória de 3x0 dos peruanos em outubro passado em Miami em um amistoso.

As duas equipes chegaram a esta semifinal por meio dos pênaltis nas quartas de final: o Chile derrotou a Colômbia por 5x4 após um empate em 0x0 nos 90 minutos de um jogo que dominou e em que teve dois gols anulados pelo VAR.

O Peru superou o Uruguai com um placar idêntico, mas sofreu no tempo regulamentar e três gols dos uruguaios foram anulados por impedimento.

A partida desta quarta-feira será a vigésima primeira entre os dois times em Copas América (8 vitórias chilenas, 6 triunfos peruanos e seis empates) e o jogo de número 81 na história do clássico, no qual Chile possui uma grande vantagem: 44 vitórias contra 22 dos peruanos.

Curiosamente, um duelo em semifinais foi o último que travaram em uma Copa América. Ocorreu em 2015, quando o anfitrião Chile venceu por 2 a 1 e avançou à final na qual derrotou a Argentina nos pênaltis e conquistou seu primeiro título.

A "Roja mecânica"
O técnico colombiano Reinaldo Rueda está tirando suco da 'Roja mecânica'. Sua seleção recuperou a cara de candidata ao título diante do Uruguai, apesar de perder por 1x0 no Maracanã. Os chilenos pressionaram a Celeste nessa partida mas em uma cabeçada de Cavani, perderam o duelo.

"O jogador chileno é como vinho, quanto mais velho e com mais experiência joga melhor", garantiu o técnico dos bicampeões.

"Com a maturidade que este grupo tem no futebol, espero que tenha a inteligência para decifrar o jogo do Peru", acrescentou.

"Queremos ficar na história como tricampeões, é nosso sonho. Por isso diante do Peru queremos fazer a melhor partida da Copa América, será histórico para nós se avançarmos à final e esse é nosso objetivo", disse Arturo Vidal.

O duelo em Porto Alegre é arriscado para Vidal e Charles Aránguiz, que vão precisa tomar cuidado para não receberem um segundo cartão amarelo, o que pode significar uma suspensão em caso de classificação para a final.

"Não estamos preocupados com os cartões amarelos, nem eu e nem Charles. Se tivermos que jogar a vida e arriscar um cartão vamos fazê-lo. O mais importante é que a seleção faça a melhor partida de toda a Copa América e possamos estar na final", avaliou Vidal.

Convidado inesperado
Poucos imaginavam que o Peru chegasse às semifinais. A goleada de 5x0 que sofreu diante do Brasil na fase de grupos e suas discretas apresentações contra Venezuela (0x0) e Bolívia (3x1) não sinalizavam um futuro promissor no torneio.

Mas contra um Uruguai superior nas quartas de final, os peruanos souberam se defender com unhas e dentes e forçaram a decisão por pênaltis onde a sorte esteve deles.

"Estamos super motivados, esta reta final da Copa América nos deixa muito concentrados na partida. O Peru é uma seleção fortemente motivada, que enfrentou as adversidades e em termos futebolísticos precisávamos nos reencontrar e estamos nos reencontrando", disse o técnico Ricardo Gareca em entrevista coletiva em Porto Alegre.

O argentino que comanda o Peru vai repetir diante da 'Roja' a mesma equipe que perdeu para a Celeste, com seu tradicional esquema de 4-2-3-1.

"Somos uma equipe vencedora e sabemos que vai ser uma partida complicada, mas temos a capacidade de conseguir um bom resultado diante de um adversário que nos motiva. Vamos defender nossas cores até a morte", garantiu o volante Yoshimar Yotún.

Assim como Vidal e Aránguiz, Cueva e o zagueiro central Carlos Zambrano também corre o risco de levar o segundo cartão e ficar fora da final em caso de classificação. Fonte: FolhaPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.