terça-feira, 20 de agosto de 2019

'A chance de perder o reimplante é altíssima', diz especialista em microcirurgia reconstrutiva

'Estou muito feliz e entusiasmado de poder ajudar a Débora e muito otimista em sua recuperação', diz o médico Marco Maricevich


Neste final de semana, o médico Marco Maricevich chegará a Ribeirão Preto para integrar a equipe de microcirurgia reconstrutiva responsável pelo tratamento da auxiliar de ensino infantil Débora Stefanny Dantas de Oliveira, de 19 anos, que teve o couro cabeludo e parte do rosto arrancados em um acidente de kart, no Recife. O profissional é professor assistente do serviço de cirurgia plástica do centro hospitalar de referência Baylor College of Medicine, de Houston, nos Estados Unidos, e acompanha o caso da jovem desde o início.

Segundo Maricevich, que é especialista em microcirurgia reconstrutiva, ele vem ao Brasil a convite do cirurgião plástico Daniel Lazo, responsável pelo tratamento da auxiliar de ensino infantil no Hospital Especializado Ribeirão Preto, centro de referência para casos de microcirurgias reparadoras. "Estou muito feliz e entusiasmado de poder ajudar a Débora e muito otimista em sua recuperação. Ela está em um centro de excelência e recebendo os melhores cuidados", disse.

Leia também:Vítima do acidente de kart vai passar por cirurgia em SP
Procon interdita mais uma pista de kart no Recife

Débora está internada na unidade de saúde em Ribeirão Preto desde a noite de domingo (18), após ser transferida em um avião particular do Hospital da Restauração (HR), em Recife, onde estava sendo acompanhada. Assim que chegou ao hospital a jovem foi submetida a uma abordagem cirúrgica, na qual foi constatado que ela perdeu o reimplante realizado no HR, devido a uma trombose venosa. Segundo boletim médico divulgado ontem, ela encontra-se em recuperação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), consciente e orientada.

Nesta quinta-feira (22), a jovem começará a fazer transplantes microcirúrgicos e reconstituição das pálpebras. Neste dia, será feita a preparação para as próximas etapas do tratamento. O cirurgião plástico Marco Maricevich já havia dito que o caso de Débora é dramático. “Esse é um caso dificílimo. Os vasos estão traumatizados, assim como o tecido. Essa situação faz com que a probabilidade de trombos e coágulos seja maior, e a chance de perder o reimplante é altíssima”, falou em entrevista à Folha de Pernambuco.

Débora estava andando de kart com o namorado em uma pista no estacionamento do Walmart, em Boa Viagem, na zona Sul do Recife, quando o cabelo soltou da touca e ficou preso no motor. A pele foi arrancada desde a altura dos olhos até a nuca. A jovem foi socorrida pelo namorado e levada ao HR, onde foi feito o reimplante do couro cabeludo. Os médicos conseguiram recuperar e reimplantar 80% da área atingida. Contudo, na última quinta-feira (15), os médicos do Recife apontaram o risco de o procedimento não funcionar devido ao aparecimento de obstruções nas veias e artérias da área operada.

Investigação
A Polícia Civil de Pernambuco abriu inquérito para investigar o acidente. Segundo o delegado Alfredo Jorge, responsável pelo caso, oito pessoas foram ouvidas até agora, mas a conclusão do inquérito deve demorar, pois depende dos resultados das perícias e do depoimento de Débora. A pista de kart onde aconteceu o acidente funcionava sem alvará e era administrada pela empresa Adrenalina Kart. O local foi interditado há uma semana, um dia após o acidente, em fiscalização feita pelo Procon-PE e Corpo de Bombeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.