terça-feira, 27 de agosto de 2019

Com metrô paralisado, passageiros sofrem na volta para casa

O ramal Camaragibe da Linha Centro do Metrô do Recife, que está paralisado desde a segunda-feira (26)


"A rede enroscou no pantógrafo, equipamento que liga o trem à rede aérea, causando um curto de grandes proporções que cortou o cabo da catenária (rede aérea) e abriu um buraco na parte superior da composição, conforme fotos em anexo", disse a Companhia em nota.
Além desse possível ato de vandalismo, na madrugada houve uma tentativa de roubo de cabos entre Coqueiral e Tejipió, o que resultou na paralisação da Linha Centro inteira. Após a atuação da Manutenção, foi possível liberar, às 8h05 desta terça, a operação no ramal Recife-Jaboatão. A manutenção está atuando ininterruptamente desde as 23 horas de ontem, para liberar o trecho Coqueiral-Camaragibe o mais rápido possível.
O ajudante de pedreiro Fábio Silva, 34 anos, foi pego de surpresa na volta para casa. Morador de São Lourenço, na Região Metropolitana, ele disse que tinha esperança de o serviço já ter normalizado. Pela manhã, ele usou o BRT para chegar no trabalho. "Foi péssimo porque estava ainda mais lotado, já que além dos usuários do próprio BRT todos que usam o metrô precisaram recorrer a essa alternativa. A tarifa do metrô está tendo constantes aumentos, mas não temos um transporte de qualidade", disse.
O ramal Jaboatão também ficou paralisado no início desta terça. A CBTU informou que durante os serviços de manutenção realizados na madrugada, em razão da paralisação do ramal Camaragibe, detectou uma quebra de cabo na rede aérea próximo à Estação Coqueiral. Esse cabo foi encontrado no chão, possivelmente numa tentativa de roubo, alegou a companhia. O trecho Recife-Jaboatão foi reaberto por volta das 8h05.
Reforço de ônibus
O Grande Recife Consórcio de Transportes informou que não foi comunicado antecipadamente pela CBTU sobre a paralisação total da Linha Centro do Metrô. Por isso, o Consórcio se concentrou em reforçar mais linhas de ônibus que vêm para o Recife ou fazem ligação com outros terminais da Capital. Foram reforçadas ainda as linhas 232 – Cavaleiro, 243 – Vila Dois Carneiros e 346 – TI TIP (Conde da Boa Vista) que vêm para diferentes pontos do Centro do Recife. Fora estas, o Consórcio fez um acréscimo também na 370 – TI TIP/TI Aeroporto que faz a ligação entre os terminais do TIP e do Aeroporto.
"É importante destacar que, quem utiliza a Linha Centro, a partir do município de Camaragibe, pode contar com o reforço nas linhas 2450 – TI Camaragibe (Conde da Boa Vista) e 2480 – TI Camaragibe/Derby. Já quem usa a Linha Centro do metrô, com origem na cidade de Jaboatão, pode contar com o reforço da linha 200 – Jaboatão (Parador), indo para o Centro do Recife. Foram ativadas as linhas especiais que fazem a ligação entre os terminais de Joana Bezerra/Afogados/Barro e Barro/Jaboatão, conforme a demanda", disse comunicado do Consórcio.
Para tirar dúvidas ou enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.