sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

Calendário de prévias carnavalescas se intensifica a partir deste domingo

Em 2020, o Carnaval acontece entre os dias 21 e 26 de fevereiro. Até lá, foliões se reúnem numa ampla manifestação popular.

Prévia de Carnaval no Sítio Histórico de Olinda junta multidão

O ano de 2020 começou e, com ele, o verão vai pegando fogo até a chegada do Carnaval, o Réveillon “de fato” de Pernambuco. Embora desde setembro blocos e troças venham circulando pelas ladeiras históricas de Olinda, o calendário oficial de prévias tem início no próximo domingo (5), esquentando o clima para a festa, que, em 2020, se estende de 21 a 26 de fevereiro. Até lá, grupos cada vez maiores de foliões vão ocupar espaços públicos e privados da Região Metropolitana numa ampla confraternização popular.

A programação inclui atividades para todos os públicos, dos bailes e desfiles tradicionais, como o Bal Masqué e os cortejos ao ar livre, a festas privadas com shows de ritmos diversos. Neste fim de semana, entre as opções gratuitas, está o arrastão de aniversário da Troça Carnavalesca Mista Ceroula de Olinda, que completa 58 anos no domingo. Prestando homenagem a Cabela, um dos fundadores da agremiação que foi presidente do bloco até sua morte, em 2018, o cortejo segue do Bar do Ró, em Guadalupe, à antiga sede do Ceroula, nas proximidades da prefeitura. A concentração começa às 12h.

“Será um evento bem simbólico. Manter essa tradição das prévias é uma responsabilidade de todo carnavalesco. O Carnaval de Olinda é muito forte e, se não fosse o trabalho dessas pessoas que carregam os blocos nas costas, talvez não fosse muito para frente. E é uma alegria enorme fazer a festa do povo”, comenta um dos diretores da troça, Carlos Alves. A expectativa é que cerca de três mil foliões acompanhem o desfile de domingo.

No mesmo dia, na Capital, outro arrastão do frevo, organizado pelo Paço do Frevo com o Galo da Madrugada, movimenta as ruas do Bairro do Recife. A concentração está marcada para as 15h, no Marco Zero, e o grupo seguirá em direção à Praça do Arsenal. “Quem faz o arrastão mesmo é o povo, mas vamos colocar a infraestrutura com orquestra de frevo, passistas e porta-estandarte”, adianta o presidente do Clube de Máscaras, Rômulo Meneses. Esta é a primeira vez que o Galo participa do desfile, realizado há seis anos. “As prévias são importantes para manter os foliões ‘aquecidos’ e criar a expectativa para a época mais grandiosa, que são os dias de Carnaval”, ressalta Meneses.

História
A prática de antecipar a folia nos meses que antecedem à festividade é uma tradição que existe desde o fim do século 19, adquirindo novas roupagens ao longo das décadas. “O Carnaval é o momento de ápice da celebração da folia e também a festa dos encontros. Tradicionalmente, a festa ocorre no domingo, segunda e terça-feira, mas, no fim do século 19 e início do 20, já havia a percepção de que três dias era muito pouco. Então, a ideia era fazer apresentações antes da festa”, conta o historiador e assistente de pesquisas do Paço do Frevo, Luiz Henrique Santos.

Além de motivar o público, as prévias são uma espécie de teste para os próprios blocos e reforçam o sentimento de identidade da população com a comunidade onde vivem. “Por exemplo, o Clube Vassourinhas, que era do bairro de São José. As pessoas de São José não precisavam esperar o Carnaval para se encontrarem. Também há o repertório. As agremiações se reúnem com antecedência como forma de fazer com que o repertório seja conhecido pelos foliões. A prévia também testa o ambiente. Ocupar a rua antes do Carnaval é significativo para a gente se familiarizar com o espaço onde vai brincar”, explica Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.