terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Montagem do Galo Gigante começa nesta terça-feira

Com a montagem da escultura, que neste ano recebo o título “Galo Circense de olho no futuro”, vias serão serão interditadas

Ponte Duarte Coelho

O gigante da ponte começa a ser montado nesta terça-feira (18), na Ponte Duarte Coelho. A partir das 22h, o Galo gigante começa a nascer e mudar o trânsito que será bloqueado nas vias que dão acesso à ponte. O “Galo Circense de olho no futuro” pesa oito toneladas e mede 28 metros de altura. A montagem da alegoria deve ser finalizada até a sexta-feira (21).

Inicialmente, os bloqueios serão montados entre a Avenida Conde da Boa Vista e Rua da Aurora; Rua do Sol e Ponte Duarte Coelho; Avenida Dantas Barreto e Avenida Guararapes. Os ônibus que fazem o percurso pela ponte terão a rota alterada.

A proximidade do Carnaval já começa a afetar o trânsito no Recife. A cidade festeira passará por etapas de montagem do Galo da Madrugada e bloqueios para o período carnavalesco nestes próximos dias. A agremiação desfila no sábado (22), com seis quilômetros de percurso por dentro dos bairros de São José e Santo Antônio. O tema do bloco neste ano é "Xilogravuras no Cordel do Frevo", e o homenageado será o artista bezerrense J. Borges. Cerca de 30 trios elétricos devem fazer o percurso que, de acordo com a organização do bloco, deve receber mais de 1,5 milhão de foliões.

Após o bloqueio da Ponte Duarte Coelho, que será realizado pelos agentes da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), outras duas etapas preparam o terreno para dia do Galo. Na sexta-feira (21), serão fechadas também as ruas que compõem a concentração do bloco. Trechos como a Rua do Sol, Rua Siqueira Campos, Avenida Guararapes, Rua Imperial e a Avenida Sul (nas proximidades da Rua General Estilac Leal) serão interditados.

De acordo com Fabiano Ferraz, gerente geral de operação e fiscalização da CTTU, agentes e orientadores estarão nas ruas direcionando para que o motorista seja orientado de forma correta. "No período do Carnaval estaremos com 270 agentes e 140 orientadores que já estão nas ruas trabalhando e serão direcionados para as áreas de mudança de fluxo", explicou.

No dia do desfile, das 5h às 20h, a Avenida Engenheiro José Estelita será fechada no sentido centro. Apenas as linhas do Expresso Galo, ônibus e táxis poderão passar pela avenida. Por isso, veículos que precisem acessar a área central da cidade devem usar a Avenida Governador Agamenon Magalhães. Os ônibus oriundos da Zona Sul com destino ao Cais de Santa Rita não poderão seguir para a Avenida Martins de Barros e deverão retornar pela Avenida Sul, no sentido do bairro do Cabanga. Também no dia do desfile haverá interdição entre a Avenida Cruz de Cabugá e Avenida Mário de Melo, onde o retorno deve ser feito pela própria Avenida Cruz de Cabugá, ou seguir pela Rua dos Palmares. Também será bloqueada no dia do desfile da agremiação a Rua Princesa Isabel, a partir do cruzamento com a Rua do Hospício. Os condutores oriundos da Rua do Príncipe deverão seguir pela Cruz de Cabugá, no sentido Olinda.

Até o fechamento desta edição, o Grande Recife Consórcio de Transporte não divulgou as mudanças de itinerários dos ônibus para a montagem do Galo da Madrugada e Carnaval. As alterações, de acordo com o consórcio, serão disponibilizadas nesta terça-feira (18).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.