quarta-feira, 25 de março de 2020

Navio atracado no Porto do Recife chega a 14 dias de quarentena

Tripulantes da embarcação continuam à espera de uma definição sobre a situação deles

[630] Navio Silver Shadow

Nesta quarta-feira (25), o navio Silver Shadow chega a 14 dias de quarentena atracado no Porto do Recife, na região central da Cidade. A embarcação precisou ficar em isolamento após a confirmação de dois passageiros infectados pelo novo coronavírus. Segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS), 342 ocupantes da nau já voltaram para seus países, contudo os quase 300 tripulantes do cruzeiro continuam à espera de uma definição sobre a situação deles.

A coordenação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em Pernambuco fará, nesta quinta (26), uma avaliação do estado de saúde da tripulação. A partir deste dia, a embarcação terá obtido novamente o documento de “Livre Prática” e estará apta a seguir viagem. “Assim, a destinação dos tripulantes dependerá da companhia proprietária do navio. Ou eles vão continuar embarcados ou poderão tomar vôos de volta a seus países de origem”, disse a Anvisa por meio de nota.

Ainda de acordo com a Secretaria de Defesa Social, as embaixadas e os consulados dos países de origem dos tripulantes estão, em tratativas com a Silversea, providenciando os vôos fretados que garantem a volta para casa dos ocupantes do Silver Shadow. Contudo, uma parte da tripulação permanecerá para conduzir a embarcação até o local de origem, segundo órgão de segurança pública.

A retirada dos passageiros começou na última sexta-feira (20) e desde então foram realizadas três operações de traslado entre o Porto do Recife e o Aeroporto Internacional dos Guararapes, na Zona Sul da Capital. O primeiro grupo a sair embarcou com destino a Santiago, no Chile. De lá, parte deles viajou para Austrália e Nova Zelândia. A segunda parte dos passageiros seguiu com destino ao Reino Unido e Europa. Por fim, turistas norte-americanos embarcam em voo para os Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.