quinta-feira, 30 de abril de 2020

Cremepe indica uso de pontuação para determinar pacientes que vão para UTI

Em documento, o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco frisou que a idade não deve ser critério adotado



A pandemia do novo coronavírus tem imposto uma sobrecarga nos sistemas de saúde de todo o mundo. No Estado, já há fila de espera por leitos de terapia intensiva, onde ficam os respiradores, equipamentos de suma importância no tratamento da Covid-19, doença provocada pelo vírus.

Diante disso, o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) divulgou uma recomendação para ajudar os médicos a determinarem qual paciente vai ser encaminhado para o leito de UTI.

A sugestão é utilizar o Escore Unificado para Priorização (EUP-UTI) quando houver "ausência absoluta de leitos suficientes para atender a demanda terapêutica”. Para indicar tal diretriz, foram levadas em conta recomendações nacionais e internacionais de saúde.

Segundo a indicação do Cremepe, os pacientes que tiverem menor pontuação quando avaliado o quadro de Síndrome Repiratória Aguda Grave (Srag) devem ter prioridade de acesso aos leitos intensivos. Os que pontuarem mais têm indicação de receber receber cuidados paliativos associados às medidas curativas disponíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.