quinta-feira, 23 de abril de 2020

Para cada pessoa em UTI, há 100 infectados, diz secretário da Saúde do Recife

Jailson Correia explicou que a maioria dos que contraem o novo coronavírus são assintomáticos ou têm sintomas leves



A subnotificação dos casos de Covid-19 é um problema real enfrentado em vários estados do Brasil e também em outros países. Em Pernambuco, a testagem prioriza pacientes internados, sobretudo os que desenvolvem Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), óbitos com quadros sintomáticos equivalentes aos da Covid-19, profissionais das áreas de saúde e segurança pública e os contatos diretos deles.

Uma vez que a estratégia de testagem não atende a todos que manifestam sintomas de síndromes gripais, mesmo que de forma branda, é difícil pontuar exatamente o número de infectados pelo novo coronavírus no Estado.

Em entrevista coletiva virtual, nesta quarta-feira (22), o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, seguindo o que diz a literatura internacional acerca do novo coronavírus, fez uma análise mais ampla para explicar a presença do vírus no Estado, sobretudo da Região Metropolitana do Recife (RMR).

"Se a gente pegasse um grupo de 100 pessoas, 80 vão entrar em contato com o vírus e não vão desenvolver sintomas. Cerca de 20 vão ter sintomas e, dessas pessoas, 16 teriam sintomas leves. Quatro fariam Srag e uma precisaria de UTI. Quando a gente foca a vigilância no espectro mais grave, a gente faz um trabalho importante que nos permite analisar a circulação do vírus em toda a Cidade. Por isso que afirmamos com toda certeza a circulação do vírus em todas as comunidades. Em outras palavras, para cada pessoa internada em UTI, falamos em 100 pessoas infectadas em um território”, estimou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.