segunda-feira, 6 de abril de 2020

Técnica de enfermagem morre com coronavírus; outra profissional de saúde tem óbito investigado

As duas mulheres morreram no sábado (4) e trabalhavam no Hospital Getúlio Vargas



A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) e a direção do Hospital Getúlio Vargas (HGV) confirmaram as mortes, no último sábado (4), de duas servidoras da unidade hospitalar. Uma das funcionárias, de 55 anos, faleceu no Hospital dos Servidores (HSE). A mulher, que tinha um histórico de diabetes, doença renal crônica e pneumonia crônica, desempenhava suas funções na área verde da emergência do HGV. Ela foi notificada como caso suspeito da Covid-19 na quarta (1º) e teve o resultado laboratorial positivo liberado na última sexta (3)Com relação a segunda morte, a SES e o HGV também informaram que a servidora, de 52 anos, faleceu na tarde do sábado poucas horas depois de dar entrada em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A mulher, que era hipertensa, diabética e asmática grave, estava de férias quando começou a apresentar os sintomas e ficou afastada de suas funções no período posterior – ela atuava na enfermaria de ortopedia do Getúlio Vargas. Segundo a SES, foi realizada a coleta de material para as análises em laboratório, para saber se a morte foi provocada pela covid-19.

A SES-PE ressalta ainda que tem monitorado permanentemente o abastecimento e os estoques de equipamentos de proteção individual (EPIs) das unidades da rede estadual de saúde e deflagrado diversas ações para garantir o estoque dos EPIs e demais produtos essenciais ao funcionamento dos serviços e saúde, tanto com compras diretas, como requisições administrativas.

Essas ações já garantiram quase 1,5 milhão de unidades de diversos insumos, como máscaras e luvas, que já foram distribuídos para as unidades da rede estadual. Além disso, a Secretaria Estadual de Saúde aguarda a entrega, nos próximos dias, de cerca de 5 milhões de itens que já tiveram o processo de compra iniciados, ou concluídos, pela gestão estadual.

Na semana passada, o Governo de Pernambuco ampliou a testagem para Covid-19 no Estado e, na sexta-feira (3), a SES-PE publicou nota técnica orientando sobre a testagem prioritária dos profissionais de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.