quinta-feira, 28 de maio de 2020

Idoso de 76 anos é a milésima pessoa a vencer a Covid-19 no Recife

Manoel Leandro do Nascimento é hipertenso, diabético e tem um marcapasso implantado no coração

Manoel Leandro do Nascimento, de 76 anos, recebeu alta do Hospital Provisório Recife 2, nos Coelhos

O aposentado Manoel Leandro do Nascimento, 76 anos, recebeu alta na terça-feira (26), após ter vencido a Covid-19. A alta do idoso, que é diabético, hipertenso, tem um marcapasso implantado no coração e enquadrava-se no grupo de risco da doença, foi a milésima registrada pela Prefeitura do Recife, que anunciou a marca positiva na manhã da mesma terça-feira, durante a coletiva virtual realizada. Seu Manoel estava internado no Hospital Provisório Recife 2, nos Coelhos, um dos sete construídos pela PCR para combater o novo coronavírus.

A trajetória vitoriosa de Seu Manoel começou no final de abril, quando ficou adoentado. No primeiro dia do mês de maio, o senhor apresentou uma fraqueza fora do comum buscou atendimento hospitalar, conforme relatou a sua filha, Vanderli do Nascimento, em entrevista à Folha de Pernambuco. “Na quinta-feira, 30 de abril, ele apresentou os primeiros sintomas, que pareciam os de uma gripe comum. No dia primeiro de maio, ele ficou muito fraco. Sua pressão estava normal, mas a sua glicose estava muito alta. E ele também estava apresentando um cansaço”, contou. “Como ele tinha colocado um marcapasso no Imip, levamos ele até lá. Após alguns exames, ele já ficou internado no Imip [Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira], em um setor exclusivo para pessoas com Covid”, complementou a filha.

A ala era uma espécie de semi-UTI e por ser apenas para pacientes com o novo coronavírus não eram permitidos acompanhantes. “Todos os dias, uma equipe do Imip entrava em contato com a nossa família para nos relatar sobre o caso. No começo, nos foi informado que ele estava com uma infecção no pulmão”, explicou Vanderli. Também informaram à família de seu Manoel que houve uma troca na medicação que vinha sendo realizada. “Quando houve a troca da medicação, nos informaram que ele apresentou uma melhora, foi quando nos tranquilizamos”, disse.

Após essa evolução no quadro clínico, a família foi pega de surpresa com uma reviravolta: a saúde de Seu Manoel havia piorado, e ele havia entrado no respirador. O alívio é que ele não passou muito tempo com o aparelho. “Ele passou pouco tempo no respirador. Segundo nos foi passado, foi mais para o controle do estado de saúde dele. Lá também fizeram o uso de um cateter”, detalhou a filha. Após 20 dias na UTI, Manoel foi transferido para o hospital de campanha da PCR, onde ficou até receber a alta clínica. “No Hospital Recife-2, ele não ficou na UTI e foi lá que fizeram a retirada do cateter”, contou.

Agora em casa, seu Manoel ainda está se recuperando. Como passou muitos dias deitado, as pernas estão um pouco fracas e ele está com uma certa dificuldade para andar, mas já não corre mais perigo. “Vamos redobrar os cuidados, mas estamos bem felizes que podemos fazer isso de casa. Ele está muito dependente de nós ainda, mas só de estar longe da UTI já é um alívio para nós”, concluiu Vanderli.

A marca atingida com a alta de seu Manoel foi muito celebrada pelo prefeito Geraldo Julio (PSB), que agradeceu a todos que estão empenhados na linha de frente do combate à pandemia. “Mil pacientes já voltaram para casa salvos do coronavírus. Quero registrar minha gratidão a todos que trabalharam unidos para que isso tenha acontecido. Esses hospitais, até poucas semanas atrás, eram estacionamentos ou galpões sem uso e, agora, estão salvando vidas”, disse o gestor municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.