sexta-feira, 5 de junho de 2020

'Acabou matéria no Jornal Nacional', diz Bolsonaro sobre atraso em dados da Covid-19

Desde quarta-feira (3), o Ministério vem divulgando os dados às 22h, em uma estratégia para evitar a divulgação do boletim do dia nos telejornais noturnos

Presidente Jair Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que "acabou matéria no Jornal Nacional" ao ser questionado sobre a mudança no horário de divulgação dos números da pandemia de Covid-19 no Brasil pelo Ministério da Saúde. O mandatário foi questionado por jornalistas nesta sexta-feira (5), em frente ao Palácio da Alvorada, em Brasília.

Desde quarta-feira (3), o Ministério vem divulgando os dados às 22h. No primeiro dia do novo horário, meia hora após o fim do telejornal da TV Globo, a pasta alegou "problemas técnicos". O expediente se repetiu na quinta-feira (4) e deve ser consolidado. Nos dois dias, o País quebrou recordes de mortes. 

Em seguida, Bolsonaro acrescentou: "É para pegar o dado mais consolidado. E tem que divulgar os mortos no dia. Ontem, por exemplo, dois terços dos mortos eram de dias anteriores. Tem que divulgar o do dia", disse o presidente.

Desde que o Ministério da Saúde alterou o horário, o Jornal Nacional passou a usar dados somados das Secretarias Estaduais de Saúde, que, inclusive, costumam ser maiores que os do Governo Federal.

O boletim do novo coronavírus no Brasil era divulgado às 17h na gestão do então ministro Luiz Henrique Mandetta. Coletivas de imprensa diárias eram realizadas após a saída dos dados. Quando Nelson Teich assumiu o ministério os dados começaram a ser mostrados por volta das 19h e as entrevistas deixaram de ocorrer todos os dias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.