sexta-feira, 19 de junho de 2020

Celpe orienta população contra acidentes durante período de chuvas


Com a chegada do inverno neste fim de semana no Hemisfério Sul, é necessário que as pessoas tomem algumas atitudes essenciais para se manterem seguras nesta época chuvosa. Alagamentos, raios e quedas de árvores são alguns dos acontecimentos comuns que podem interferir na rede elétrica.

Para auxiliar na segurança da população, a Companhia Neoenérgetica de Pernambuco (Celpe) preparou algumas orientações para o público. De acordo com o órgão, é necessário ficar atento, por exemplo, aos efeitos dos raios. A descarga atmosférica pode causar perturbações na rede de energia e comprometer as instalações das residências. 
“O recomendado é desconectar todos os aparelhos elétricos das tomadas durante uma tempestade acompanhada de raios. Ao fazer isso, o ideal é que a pessoa esteja utilizando um calçado com solado isolante como o de borracha e não esteja com a mão molhada.”, declara a gerente de Saúde e Segurança da Celpe, Rosylânia Menezes.
Confira algumas dicas da Celpe para manter a segurança durante o período de chuvas: 

- Redobrar a atenção quanto à presença de umidade nas paredes que tenham circuitos elétricos e/ou tomadas. Caso perceba qualquer sinal desse tipo, o seguro é não tocar nelas nem conectar eletroeletrônicos em tomadas instaladas no local, evitando assim o risco de choque elétrico;

- Proteger-se dentro de casa durante a chuva;

- Evitar locais abertos como telhados e piscinas, que podem oferecer maior risco, e nunca procurar abrigos sob árvores;

- Não realizar a manutenção da antena de TV enquanto estiver chovendo;

- Caso haja alagamento na sua residência, a primeira coisa a se fazer é desligar o disjuntor e desconectar todos os eletrônicos e eletrodomésticos da tomada, mantendo-os a uma distância segura da água.

Lidando com o choque elétrico

Caso alguém sofra um choque elétrico, a primeira atitude a tomar é desligar a fonte de energia que está causando o choque. Logo depois, afaste a vítima da fonte do choque, mas jamais tocar nela diretamente. O recomendado é afastá-la utilizando materiais como plástico, tecidos grossos, borracha ou madeira. Em seguida, chamar o serviço oficial de socorro e manter a calma até a chegada dos profissionais.

Da redação do Blog Vertentes Notícias 
Com informações da Folha PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.