segunda-feira, 22 de junho de 2020

Chuvas: Jucazinho acumula mais de 40% e Prata se aproxima de capacidade máxima


A região agreste do estado de Pernambuco registrou fortes chuvas que afetaram os moradores das regiões, da Zona da Mata Sul do estado e, do Agreste, em vários municípios ocorreram os maiores níveis de precipitações. Fortes Chuvas foram registradas em todo Pernambuco nesta semana, onde principalmente no agreste foram apresentados grandes volumes pluviométricos em todos os reservatórios, onde a maioria deles chegou a sua capacidade total .

A Barragem Jucazinho é o maior reservatório para abastecimento humano do Agreste, tem capacidade para armazenar mais de 204 milhões de metros cúbicos de água. O manancial é responsável pelo atendimento de 15 municípios do Agreste, dentre eles, Surubim, Cumaru, Passira, Santa Maria do Cambucá, Vertentes, Toritama, Vertente do Lerio. Seu crescimento pluviométrico foi significativo com as chuvas desta semana. A compesa ainda não detalhou, quanto de sua capacidade foi beneficiada, mas que conforme o site da APAC, o manacial de Jucazinho está com 41%, os volumes são elevados podendo até dizer que o reservatório já contempla quase metade de sua capacidade toral.

Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), choveu em Vertentes 72,5 milímetros na cidade. Moradores de Vertentes enviaram imagens ao WhatsApp do Jornal Vertentes Notícias, mostrando os transtornos causados pela chuva, como o alagamento de ruas. Com as chuvas dos últimas dias os mananciais e barragens que abastecem o Agreste de Pernambuco seguem acumulando água. Os nossos principais mananciais já garantem uma boa quantidade de água para os próximos dois ou três anos. 

Jucazinho, na cidade de Surubim está com 139 milhões de m³, o que equivale a 41%, do total 204 milhões de metros cúbicos que é sua capacidade total. Já o Prata, que fica na cidade de Bonito, deve verter nos próximos dias. Lembrando que o Prata tem capacidade máxima de 42 m³. 

A barragem de Serro Azul, na Mata Sul, acumula 24,03% ou 72 milhões de m3 e Pedro Moura, em Belo Jardim, com 98,76% ou 33 milhões m3.

Da redação do Blog Vertentes Notícias 
Com informações e Texto Wendell Gadino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.