sábado, 25 de julho de 2020

Com reabertura do lazer, saiba o que é permitido fazer no final de semana no Grande Recife

Pessoas circulando na praia de Boa Viagem - FOTO: Alexandre Gondim/JC Imagem

Com a chegada do coronavírus em Pernambuco, por alguns meses, o que era corriqueiro se tornou proibido. Caminhar na praia ou andar de patinete nos parques teve que ser deixado de lado para reduzir a disseminação do vírus. Agora, com o plano de reabertura desenhado pelo Governo do Estado e seguido pelos municípios, o lazer que fazia parte do cotidiano dos pernambucanos antes da pandemia - a qual já tirou a vida de mais de 6 mil pernambucanos - tem voltado de forma gradual e diferente.

O distanciamento social e o uso de máscara obrigatório são medidas sanitárias importantes para garantir o retorno seguro. Com o final de semana chegando, vale saber como aproveitar os espaços públicos e abertos da Região Metropolitana do Recife, mas seguindo todos os cuidados. Embora a previsão da APAC para este sábado (25) seja de tempo nublado com chuva rápida e frase de forma isolada nas primeiras horas da manhã e noite, ainda dá para curtir o dia.

Veja as atividades permitidas 

Banho de mar

Um dos cartões postais do Estado, as praias do litoral pernambucano atraem não só turistas mas também os próprios cidadãos. Não é a toa que com a reabertura das orlas e praias, que estavam fechadas desde abril, os moradores do Grande Recife voltaram a frequentar esses espaços no mesmo dia da liberação. Depois da reabertura pela município de Goiana, último local que faltava liberar, todas as cidades litorâneas permitem o banho de mar. Então, quem quiser matar a saudade de pegar ondas, já pode aproveitar o final de semana para ir.

A infectologista e professora da UFPE Vera Magalhães faz uma orientação para quem for entrar na água: se possível, usar máscara. Embora seja autorizado a entrada sem a proteção pelas prefeituras, a médica defende que a máscara é importante. 
“Mesmo ela estando molhada e até sendo de pano, ainda é capaz de barrar grandes gotículas e proteger a pessoa. Claro que não vai ser tão eficiente como ela seca, mas por ser uma ambiente aberto, ainda compensa”, explica.
Entretanto, o cenário na areia da praia ainda é composto exclusivamente pelos cidadãos, seus pets e seus pertences. Nada de barracas, guarda-sóis, cadeiras ou caixas térmicas nas praias. Por enquanto, o lazer está limitado a levar a canga para a areia, aproveitar a paisagem e dar um mergulho. O comércio ambulante ainda não está autorizado em nenhuma praia do Grande Recife. Em Olinda e no Recife, quem quiser desfrutar de uma água de coco nos quiosques para se refrescar depois da caminhada, também pode, mas bebidas alcoólicas estão proibidas. O funcionamento é de 6h às 20h.

A maioria das praias estão sem restrição de horário para entrada e saída do banho. No entanto, algumas ainda tem. Olinda limita o banho até às 17h. E em Ipojuca, quem planeja entrar no mar das praias de Porto de Galinhas, Maracaípe, Cupe ou Muro Alto terá que se adaptar ao horário de 4h às 16h.

Exercícios físicos

Os muitos pernambucanos que tem o costume de levantar cedo para caminhar na orla da praia mais próxima já estavam liberados para retornar às atividades desde junho. As atividades individuais estão autorizadas com o uso de máscara, a qual a infectologista reforça: toda vez que sair de casa, tem que ser com máscara. 
“Embora muitas pessoas se incomodem em correr de máscara, pro causa da respiração, vale mais a pena que o risco de contaminação”, reforça Vera.
O distanciamento social nas práticas de corrida também é muito importante. Vera cita um estudo feito por simulação computadorizada por pesquisadores da Bélgica e da Holanda. A recomendação é que as pessoas mantenham distância de até 20 metros umas das outras em exercícios físicos ao ar livre. 
“Quando se está caminhando e principalmente correndo, o alcance das partículas é maior e por isso a distância precisa ser ampliada”, esclarece.
Recife, Olinda, Jaboatão, Itamaracá, Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho são exemplos de cidades que liberaram os exercícios individuais. Na capital pernambucana, ainda, estão liberadas as atividades com orientação de profissionais de educação física nos parques, praias e orla. 
"A condição é: um professor para um aluno e está proibido o uso de implementos como colchonete, corda, kettlebell, de uso individual compartilhado", explicou a secretária executiva de Esportes do Recife, Yane Marques.
A prática de esportes e exercícios coletivos ainda não foi liberada nas cidades litorâneas, sejam na praia como em parques. A infectologista apoia essa determinação e acredita que ainda não é a hora de retornar. 
“Deve-se manter proibidos os esportes, principalmente o futebol e vôlei de praia, porque as pessoas ficam muito próximas, e o contato físico deve ser evitado ao máximo”, reforça.
Skates, patins, patinetes e bicicletas

Cidades como Recife, Olinda, Jaboatão e Itamaracá também autorizaram a prática de skates, patinetes e patins nas praças e parques, desde que sejam feitos individualmente e com máscara. Nas cidades de Recife, Jaboatão, Olinda e Ipojuca, ainda, estão liberadas o uso da bicicleta nas orlas e nas ciclofaixas.

Suspensa desde o dia 19 de março, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer do Recife, montada aos domingos e feriados, foi retomada no último domingo (21). As faixas, que são montadas apenas aos domingos, foram interligadas. Para quem caminha pela Zona Norte, um dos novos trechos tem começo no Largo da Encruzilhada e, depois que cruza a Avenida Norte, segue por um pedaço da Avenida João de Barros.

Uma orientação que a infectologista e professora Vera destaca para as atividades em que existe o contato com outras superfícies é o uso do álcool em gel ou de solução com água e sabão para higienização das mãos e dos patinetes, skates ou bicicletas, principalmente as que são compartilhadas, como a BikeItau. 
“Como álcool em gel é menos acessível, recomendo levar sempre uma solução de ao menos 250ml de detergente com água. Com poucas gotas de detergente já é possível garantir a limpeza”, explica.
Da redação do Blog Vertentes Notícias 
Com informações do JC NE10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.