segunda-feira, 6 de julho de 2020

Secretário de Saúde de Vertentes falou ao Jornal Vertentes Notícias sobre as ações no combate ao Covid-19


O secretário da pasta da saúde do município de Vertentes, Dr. Elder Corrêa, participou na manhã deste sábado (04), de uma entrevista concedida ao Jornal Vertentes Notícias na Web para falar sobre as ações de prevenção e combate ao coronavírus.

Logo no início, o secretário falou dos números do município e as medidas que a Prefeitura tem realizado, por meio da Secretaria da Saúde, no enfrentamento a pandemia.

O Secretário destacou a forma de realizar um trabalho preventivo através de um kit de medicação e que o município também vem aumentando a capacidade de testagem e que isso tem feito toda diferença. E que é o exame feito através do Laboratório próprio, além da cota dos testes rápidos encaminhados pelo Governo do Estado e Ministério da Saúde que é uma cota mínima, mas com a aquisição feita pelo município, tem testado muito, até para acompanhar muito de perto, o comportamento desse vírus no município.


O secretário ressaltou que os casos confirmados, o município já tem um número considerável de casos recuperados e casos ativos que seguem monitorados.

Sobre a realização dos testes rápido, o Secretário Dr. Elder destacou que é importante que a população entenda que os testes rápidos para a Covid-19 só devem ser aplicados a partir do 8º dia que iniciam os sinais e sintomas, porque esses testes não tem a capacidade de captar o vírus, ele apenas identifica os anticorpos e isso só ocorre a partir desse período.

A utilização de testes rápidos, antes do período pode levar a resultados ‘falso negativos’. Por esse motivo,  a primeira e mais importante recomendação é o isolamento domiciliar.

O Secretário pontuou que o trabalho da Prefeitura em relação ao combate ao coronavírus tem sido intensificado a cada dia, e que a partir dessa semana serão montadas as barreiras sanitárias. 

Por fim, o Secretário falou de novas ações de rastreamento que estão sendo realizadas pela Secretaria da Saúde em áreas específicas, falou do trabalho realizado com os comerciantes da feira do município para verificar a situação de vírus. Essa ação será aplicada em outros pontos da cidade. A Secretária também reforçou que estão sendo ampliadas as ações de ruas e prédios públicos e nos equipamentos de saúde está sendo trabalhada também a desinfecção interna com regularidade, seguindo todos os protocolos. 
“Gostaria de reforçar mais uma vez um pedido à população, que compreenda o momento nós que estamos vivendo e que essa é uma luta que só vence se lutarmos juntos", disse o Secretário.
Pedindo para as pessoas fazerem a sua parte tomando todas as medidas possíveis de prevenção ao vírus. Que usem as máscaras, utilizem o álcool em gel, usem luvas em alguns casos, mantenham o distanciamento nas filas, fiquem em casa e só saiam se for necessário, entre outras ações.

Também agradeceu a oportunidade e o espaço para falar para a população sobre as ações da Secretaria de Saúde e parabenizou o Programa Jornal Vertentes Notícias e que é um acompanhante assíduo do jornal, tanto do blog como do jornal na Web.

Da redação do Blog Vertentes Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.