quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Cinco gerências regionais avançam para a etapa 10 do Plano de Convivência das Atividades Econômicas com a Covid-19

A partir da segunda (12), retornam os parques de diversão, temáticos e similares. Também estão liberados eventos corporativos, culturais e sociais para até 300 pessoas ou 50% da capacidade
 
Foto: Ashlley Melo/SEI

Recife, 07/10/2020 – Novos avanços para a retomada da economia de Pernambuco. A partir da próxima segunda-feira (12), no feriado de Nossa Senhora Aparecida, cinco Gerências Regionais de Saúde (Geres) avançam para a Etapa 10 do Plano de Convivência das Atividades Econômicas com a Covid-19, um estágio antes do que se convencionou chamar de “novo normal”. Com isso, as Geres 1, 2, 3, 4 e 12, que reúnem 104 municípios da Região Metropolitana do Recife, das Zonas da Mata Norte e Sul e de parte do Agreste, estarão com todos os setores econômicos funcionando sob novos protocolos. Vale destacar que o segmento de educação tem um calendário específico de retorno.

O último setor a ter sua liberação autorizada com o Plano, a partir da Etapa 10, será o de parques de diversão, temáticos e similares. Estes estabelecimentos poderão voltar a funcionar nestas cinco gerências regionais com 50% da capacidade de público, distanciamento social de um metro e meio nas áreas comuns e de 1 metro entre as pessoas dentro dos brinquedos. Além disso, será obrigatória a higienização de todos os equipamentos após a utilização.

Outra novidade é que os cinemas e os teatros também poderão ampliar sua capacidade de lotação para 50% nestas cidades. A partir da próxima semana, também estará autorizada a venda e o consumo de alimentos e bebidas dentro das salas de exibição nas cinco gerências regionais citadas.

A Etapa 10 do Plano de Convivência marca ainda a realização de eventos corporativos, culturais e sociais para até 300 pessoas ou 50% da capacidade do espaço (o que for menor). Vale a pena frisar que todos esses eventos só podem ocorrer dentro de um limite de horário, que vai das 6h até a meia-noite. 
“O sucesso do avanço das etapas está muito vinculado ao comportamento dos estabelecimentos e das pessoas. Obedecer aos protocolos geral e específico nos eixos de distanciamento social, higiene, monitoramento e comunicação é o que tem permitido a gente fazer avanços sem que os números da pandemia voltem a crescer aqui no Estado. Estamos dando mais um passo e um avanço importante para a próxima semana, permitindo que todas as atividades econômicas possam voltar a funcionar, cada uma com seu protocolo e sua carga específica, mas sempre com os cuidados com a saúde”, enfatizou o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach.
Também a partir da próxima segunda-feira (12), as Geres 9 e 10, encabeçadas pelas cidades-polo Ouricuri e Afogados da Ingazeira, no Sertão do Estado, sobem para a Etapa 9. Ao todo, 23 municípios poderão ampliar os horários de funcionamento dos serviços de alimentação, como restaurantes, lanchonetes, cafés, bares e similares, que terão carga horária de funcionamento estendida em mais duas horas e passarão a operar das 6h até a meia-noite. A capacidade de lotação também será ampliada de 50% para 70%. 

Essas cidades poderão reabrir cinemas e teatros sob novos protocolos, além de realizar eventos culturais e sociais para até 100 pessoas ou preenchendo 30% da capacidade dos espaços (o que for menor). Só reforçando que a realização de eventos corporativos já estava autorizada para todo o Estado.

Enquanto isso, as Geres 5, 6, 7, 8 e 11, encabeçadas pelas cidades-polo Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Petrolina e Serra Talhada, deverão subir para a Etapa 10 apenas no próximo dia 19. Já as atividades em clubes sociais e modalidades esportivas para todas as idades, incluindo o futebol society e afins, estarão liberados a partir desta sexta-feira (9) para todo o Estado. Até o momento, a liberação só contemplava os atletas federados com mais de 12 anos de idade.

CARGA AMPLIADA PARA O COMÉRCIO 

Em diálogo contínuo com os setores produtivos, foram promovidas novas alterações para o comércio de rua e shoppings, sob novos protocolos de distanciamento social, higiene e monitoramento e comunicação. Os varejistas de todo o Estado poderão, também a partir da próxima segunda-feira (12), manter seus estabelecimentos abertos até a meia-noite. Além disso, em nome do Comitê Socioeconômico de Enfrentamento ao Coronavírus, os estabelecimentos comerciais poderão aumentar um pouco mais sua capacidade de atendimento. Agora, as lojas poderão receber um cliente para cada cinco metros quadrados de área.

Caso os níveis de contágio se mantenham controlados, o Governo do Estado analisará a viabilidade de realização de eventos acima de 300 pessoas a partir do dia 3 de novembro. As análises dos projetos serão feitas de forma particular, em um trabalho conjunto entre Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros e prefeituras, após a apresentação do pedido de alvará aos órgãos competentes.

Os protocolos dos setores já autorizados a voltar ficarão disponíveis no site www.pecontracoronavirus.pe.gov.br, na seção Convivência. 

Foto: Ashlley Melo/SEI

CONFIRA O STATUS DAS 12 GERES NA SEMANA QUE SE INICIA NO DIA 12 DE OUTUBRO:

I GERES (Etapa 10) – Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Chã Grande, Chã de Alegria, Glória de Goitá, Fernando de Noronha, Igarassu, Ipojuca, Itamaracá, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista, Pombos, Recife, São Lourenço da Mata e Vitória de Santo Antão.

II GERES (Etapa 10) - Bom Jardim, Buenos Aires, Carpina, Casinhas, Cumaru, Feira Nova, João Alfredo, Lagoa de Itaenga, Lagoa do Carro, Limoeiro, Machados, Nazaré da Mata, Orobó, Passira, Paudalho, Salgadinho, Surubim, Tracunhaém, Vertente do Lério, Vicência.

III GERES (Etapa 10) - Água Preta, Amaraji, Barreiros, Belém de Maria, Catende, Cortês, Escada, Gameleira, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Lagoa dos Gatos, Maraial, Palmares, Primavera, Quipapá, Ribeirão, Rio Formoso, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande, Sirinhaém, Tamandaré, Xexéu.

IV GERES (Etapa 10) - Agrestina, Alagoinha, Altinho, Barra de Guabiraba, Belo Jardim, Bezerros, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Camocim de São Félix, Caruaru, Cupira, Frei Miguelinho, Gravatá, Ibirajuba, Jataúba, Jurema, Panelas, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Sanharó, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Bento do Una, São Caetano, São Joaquim do Monte, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Toritama, Vertentes.

V GERES (Etapa 9) - Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçados, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Itaíba, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmerina, Paranatama, Saloá, São João, Terezinha.

VI GERES (Etapa 9) - Arcoverde, Buíque, Custódia, Ibimirim, Inajá, Jatobá, Manari, Pedra, Petrolândia, Sertânia, Tacaratu, Tupanatinga, Venturosa.

VII GERES (Etapa 9) - Belém do São Francisco, Cedro, Mirandiba, Salgueiro, Serrita, Terra Nova, Verdejante.

VIII GERES (Etapa 9) - Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina, Santa Maria da Boa Vista.

IX GERES (Etapa 9) - Araripina, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Parnamirim, Santa Cruz, Santa Filomena, Trindade.

X GERES (Etapa 9) - Afogados da Ingazeira, Brejinho, Carnaíba, Iguaraci, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Santa Terezinha, São José do Egito, Solidão, Tabira, Tuparetama.

XI GERES (Etapa 9) - Betânia, Calumbi, Carnaubeira da Penha, Flores, Floresta, Itacuruba, Santa Cruz da Baixa Verde, São José do Belmonte, Serra Talhada, Triunfo.

XII GERES (Etapa 10) - Goiana, Aliança, Camutanga, Condado, Ferreiros, Itambé, Itaquitinga, Macaparana, São Vicente Férrer, Timbaúba.

Da redação do Blog Vertentes Notícias 
Com informações do Governo de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.