sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Museu Mestre Vitalino, em Caruaru, tem pedido de tombamento aceito

Casa Museu Mestre Vitalino, no Alto do Moura (Divulgação/Prefeitura de Caruaru)

A Casa Museu Mestre Vitalino, localizada no Alto do Moura, em Caruaru, no Agreste pernambucano, será tombada pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco. O pedido foi aceito pela Secretaria de Cultura do Estado na última quinta-feira (8). O local é um patrimônio histórico e abriga o museu que homenageia a Mestre Vitalino.

No museu está toda a geração de artistas da família do Mestre Vitalino. O local vinha apresentando risco de desabamento. O Secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, disse que “por isso, apresentamos o pedido de Tombamento, que foi aceito. Agora, vamos seguir os trâmites. Precisamos saber se a família vai concordar. Seja qual for o resultado, o importante é que esse patrimônio histórico, símbolo do Nordeste, seja preservado e cuidado”.

O processo será aberto e encaminhado à Gerência de Preservação Cultural (GPCULT), que aciona o setor jurídico. Ambos, elaboram o Edital de Tombamento e publicam no Diário Oficial. O proprietário receberá uma notificação e terá 15 dias para aceitar ou contestar.

Uma equipe técnica da GPCULT/Fundarpe fará uma pesquisa tendo como objetivo o embasamento técnico e documental para o tombamento do museu. Com isso, deve ser lançando um parecer sobre o valor histórico cultural, que será levado ao CEC.

Se o pedido receber parecer favorável, ele é emitido e encaminhado para a Secult-PE para conhecimento e encaminhamento ao governador do Estado.

Da redação do Blog Vertentes Notícias 
Com informações do NE10 Interior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.