terça-feira, 6 de outubro de 2020

Peste suína é registrada em estado do Nordeste

O caso foi registrado, no município de Parnaíba, no norte do Piauí, na região Nordeste, em um criatório de suínos para subsistência (Pixabay)

Um foco de Peste Suína Clássica foi confirmado, na última segunda-feira (05), pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O caso foi registrado, no município de Parnaíba, no norte do Piauí, na região Nordeste, em um criatório de suínos para subsistência.
"A ocorrência já foi notificada pelo Ministério à OIE e não há justificativas para restrições ao comércio internacional de suínos e seus produtos. O último foco de PSC no Piauí foi encerrado em novembro de 2019", afirmou a pasta por meio de nota.
Interdição

O ministério informou ainda que a propriedade em que se identificou o foco da doença foi interditada e o serviço veterinário estadual está adotando os procedimentos determinados pela pasta para eliminação do foco, incluindo sacrifício dos suínos e desinfecção da propriedade afetada, além de investigações para rastreamento de provável origem e vínculos epidemiológicos.

Conhecida como febre suína ou cólera dos porcos, a Peste Suína é uma doença viral, altamente contagiosa, que afeta somente suínos e javalis. Não oferece riscos à saúde humana e não tem impacto na saúde pública.

Da redação do Blog Vertentes Notícias 
Com informações do NE10 Interior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.