quarta-feira, 25 de novembro de 2020

A decisão judicial e a inteligência curta dos assessores do Prefeito

Blogueiro Deivson Douglas

O blogueiro Deivson Douglas, dono do site Vertentes Notícias, recebeu na manhã do último domingo  (15) um documento da Justiça Eleitoral oficiando que o juiz Solon Otávio de França mandou ARQUIVAR representação impetrada contra ele pelo prefeito Romero Leal. A denúncia, desconsiderada pelo magistrado, foi de que Deivson teria publicado, três dias antes da eleição, uma matéria tida como “Fake News”. A matéria em questão é de minha autoria. Foi veiculada  no site da revista Carta Maior e o caso até agora me faz dar gargalhadas.

O mais engraçado é que a matéria foi denunciada como Fake News pelo prefeito e seu advogado por um único motivo: a ilustração de uma urna eleitoral com a palavra “prefeito inelegível”.

Acontece que a matéria não fala somente sobre o prefeito de Vertentes. A matéria fala sobre 2.398 candidatos a prefeito que tiveram suas candidaturas impugnadas nas eleições deste ano por contra da Lei da Ficha Limpa, que impede a candidatura de pessoas condenadas pela Justiça. Prova disso é que NEM SEQUER O TÍTULO menciona o caso de Vertentes.

O prefeito de Vertentes ainda está sendo INVESTIGADO pelo Ministério Público Federal. A matéria fala que os nomes barrados pela Lei da Ficha Limpa foram todos impugnados e impedidos de concorrer a prefeituras diversas. 

E ressalta que, mesmo assim, nomes que foram denunciados na Justiça, mas não puderam ter candidatura impugnada por não terem sido condenados, continuaram tendo o direito de disputar - mesmo existindo provas consistentes de improbidade contra eles. 

Ou seja, um sem número de candidatos nestas eleições, mesmo alvo de denúncias, seguiram ELEGÍVEIS porque a Lei da Ficha Limpa nada menciona a respeito deles.  E, neste caso, o texto cita como exemplo justamente o prefeito de Vertentes. Mais óbvio impossível. 

Considero risível tudo isso. Primeiro porque nunca escrevi que o prefeito era inelegível. Se isso fosse verdade, ele não teria sido candidato. Segundo, porque acho uma pretensão imensa achar que a ilustração de uma publicação nacional, destinada a uma reportagem que fala em 2.398 pessoas possa ser avaliada como algo voltado apenas para uma delas, que sequer é mencionada no título.

Conforme o magistrado que deu a sentença, o caso está encerrado. 

Mas, como já percebi que a equipe do prefeito não é muito boa ou não tem inteligência suficiente para entender as entrelinhas, eu traduzo aqui. A publicação do Deivson Douglas NÃO É FAKE NEWS.

Abaixo, reproduzo outra vez a matéria tão “cabeluda”. E sigo gargalhando com toda essa história. Aliás, agradeço muito ao prefeito Romero Leal e todo o seu bando. Nem na época em que acompanhei de perto as eleições municipais de várias cidades vivi momentos tão engraçados e me diverti tanto como este ano, ao ver tamanho desespero.

Texto: Hylda Cavalcanti

Da redação do Blog Vertentes Notícias
Com informações do Revista Carta Maior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.