quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Esclarecimento da Jornalista Hylda Cavalcanti no Caso de Corrupção envolvendo o Prefeito de Vertentes

ESCLARECIMENTO E PEDIDO

Pessoal de Vertentes:

Fui a primeira jornalista a divulgar o caso de corrupção envolvendo o prefeito deste município, que está sendo investigado pelo MPF. Fiz isso em fevereiro, quando a denúncia ainda estava sendo formalizada. 

Propaguei a notícia em todos os locais, com foco nos veículos de maior circulação e trabalhando na veiculação estratégica em jornais e sites respeitáveis das cinco regiões do País. Embora reitere que em muitos blogs de cidades vizinhas onde a notícia foi veiculada - o que é perfeitamente natural - eu nada tenha tido com isso. 

Em todas as redações que procurei, avisei aos editores que tenho interesse jornalístico, mas também pessoal no caso. E fiz questão de deixar todos os editores cientes de detalhes e à vontade para avaliarem se seria possível ou não, diante disso, veicular as matérias. Sempre disse a todos que esquecessem o material, caso achassem que poderia haver algum comprometimento quanto à parcialidade e à ética profissional da empresa em questão.

Fiz questão também, nestes tempos de fake news e atitudes pelas costas e sem autoria, de publicar tudo no MEU NOME. Foram veiculadas matérias assinadas por mim e por mim assumidas, sempre com base em documentos, fotos e vídeos .  Primeiro porque é assim que sou e também para o caso de dar a opção aos editores de preservar os veículos. Ninguém aceitou. 

Em muitos casos, recebi telefonemas de colegas agradecendo, dizendo que o que se tratava era de uma informação quente, jornalismo puro, escândalo de verdade levado até eles por mim e que merecia, sim, ser apurado. E que se eu quisesse, assumiriam a divulgação da notícia e omitiriam o meu nome - mas caso isso viesse a ser prejudicial para mim, por questões de segurança física. Coisa que recusei. 

Também fiz questão, em todos os textos de sempre tratar os envolvidos no escândalo o prefeito e vice-prefeito com o devido respeito institucional. Repito: respeito INSTITUCIONAL. Porque esta é minha obrigação enquanto repórter.

Desde o início da semana, em função  da proximidade das eleições, os veículos voltaram a se interessar pela divulgação do caso e até a publicar textos que produzi lá atrás, com algum destaque. Muitas redações, inclusive, me avisaram que guardariam o material para publicar esta semana. 

Agora o tema é de domínio público. Tudo o que tem sido divulgado - e nem sempre consigo acompanhar tudo para repassar a vocês por aqui - é assunto nacional e não precisa da minha interferência.

Peço agora aos amigos e às pessoas da cidade para que recebam bem equipes de alguns veículos jornalísticos que me pediram telefones e documentos. Estas equipes confirmaram que já entraram em contato com o TRE de Pernambuco, assim como magistrados e responsáveis pelas seções de votação para acompanhar o processo eleitoral em Vertentes, no domingo. 

Não sou assessora de imprensa da cidade, mas repasso as informações com prazer pelo vínculo afetivo que tenho com todos daí.  Por isso, peço aos que forem procurados pelos jornalistas que consigam um tempo para conversar com eles e contar tudo sem preocupação. E, se convidados, não ficarem com receio de posar para fotos.

Sem qualquer cinismo, repito que não gostaria de ver Vertentes na mídia por um escândalo dessas proporções. Mas é bom, também, que a verdade seja esclarecida, que os culpados sejam devidamente responsabilizados e que o caso sirva de exemplo para evitar outros, país afora.

Da redação do Blog Vertentes Notícias
Com informações do Hylda Cavalcanti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.