quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Empresário é preso suspeito de vender carne de cavalo como se fosse de boi

Estabelecimento foi interditado por vender carne de cavalo e javali como se fosse bovina e suína (Acervo/TV Jornal)

Um empresário foi preso suspeito de vender carnes de cavalo e javali como se fossem bovinas e suínas, respectivamente. O caso ocorreu em Tubarão, Santa Catarina. A polícia informou sobre a prisão na última terça-feira (16) e cumpriu um mandado de interdição do açougue onde o homem trabalhava.

As investigações tiveram início há 6 meses após duas pessoas serem presas matando cavalos em um abatedouro clandestino, os homens confessaram que encaminhavam as carnes para o estabelecimento do empresário. As carnes eram usadas para abastecer o açougue do suspeito. O estabelecimento foi interditado.

De acordo com a Delegacia de Delitos de Trânsito e Divisão de Crimes Ambientais (DTCA), amostras dos produtos vendidos no estabelecimento foram encaminhadas ao Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal, em Brasília. As análises constataram a existência de carnes de cavalo e de javali. O exame pericial apontou carne de cavalo era comercializada como bovina moída e a de javali nas linguiças vendidas como suínas.

Prisão

O delegado responsável pelo caso determinou a prisão preventiva do proprietário da casa de carnes, a interdição do estabelecimento comercial e a busca e apreensão domiciliar. O empresário e um sócio responderão por receptação qualificada e crimes contra as relações de consumo, podendo ser condenados a uma pena de 7 a 18 anos de prisão.

A Polícia Civil já havia constatado uma série de irregularidades no estabelecimento, como armazenamento de carnes estragadas com outras que seriam comercializadas, peças inteiras e moídas sem identificação de procedência, além de higiene precária no local.

Em depoimento à Polícia Civil, o empresário negou que vendia carnes adulteradas. Ele argumentou que era alvo de perseguição de estabelecimentos concorrentes na cidade.

Da redação do Blog Vertentes Notícias
Com informações do NE10 Interior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.