terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Hemope tem queda no estoque de sangue e faz apelo por doações

Estoque de sangue do Hemope está em situação crítica. (Divulgação/Hemope)

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) tem registrado redução acentuada no número de doadores e aumento das demandas por bolsas de sangue. Os estoques na capital e interior do estado, estão em situação crítica em todos os tipos sanguíneos, por isso a necessidade urgente de reposição.

Ao longo do ano de 2020, em razão da pandemia de Covid-19, os hemocentros registraram redução de 50% nos estoques nos meses de abril e maio, segundo a fundação. No início de 2021 a situação continua crítica e o Hemope está convocando toda a população pernambucana para doação de sangue. O apelo tem como objetivo estabilizar os estoques e continuar atendendo as demandas dos hospitais e unidades de saúde do Estado.
“Estamos há quase um ano com esse estoque de crítico a muito crítico. Conseguimos atender as cirurgias eletivas de oncologia, as cirurgias de urgência, emergências e manter o atendimento de pacientes crônicos e que precisam de hemocomponentes com uma certa frequência. A gente consegue atender esses pacientes com muita dificuldade. Por isso, estamos fazendo esse apelo à população”, explica a diretora de hemoterapia do Hemope, Anna Fausta.
A diretora de hemoterapia do Hemope ressalta a importância da mobilização da população. 
“Sabemos que não há um substituto para o sangue, não tem como comprar alguma coisa que substitua o sangue. Então a gente precisa do doador para ter o produto. A grande importância é todo mundo estar envolvido, pois é um ato de solidariedade, cidadania, ajuda ao próximo e que podemos também um dia estar precisando”, destacou.
Critérios para doação

Para ser um doador é preciso ter entre 16 anos e 69 anos e 11 meses. Os menores de 18 anos precisam da presença do responsável legal, bem como levar xerox da identidade.

O doador precisa estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas), não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação, não fumar (cerca de três horas antes e após a doação) e não estar em jejum.

É preciso pesar, no mínimo, 50kg e estar em bom estado de saúde. Assim como não pode ter tido gripe, resfriado ou Covid-19 nos últimos 30 dias.

Hemocentros

No Recife o Hemope fica localizado na rua Joaquim Nabuco, nº 171 - Graças. O atendimento acontece de segunda a sábado, no horário das 7h15 às 18h30, independente de ser feriado. Para evitar aglomerações, a instituição recomenda o agendamento pelo telefone 0800-081-1535.

No Agreste

O Hemope Caruaru fica localizado na Av. Oswaldo Cruz, S/N - Maurício de Nassau e funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 12h e 13h30 às 17h. O Hemope Garanhuns está localizado na Av. Gonçalves Maia – Heliópolis, funciona na terça, quarta e quinta-feira, das 13h30 às 17h30.

No Sertão

Em Petrolina o endereço é na R. Pacífico da Luz, s/n - Centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 7h30 às 11h30. O Hemope Salgueiro fica na R. Joaquim Gondim, nº 65 e funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h.

O Hemope Serra Talhada fica na R. Joaquim Godoy, 382 - Nossa Sra. da Penha, funciona de segunda a quinta, das 7h às 9h. Em Ouricuri o endereço é na R. Ulisses Guimarães – Centro, funciona na segunda, terça, quinta e sexta, das 8h às 10h. Já em Arcoverde o hemocentro fica localizado na Av. Joaquim Nabuco, nº 418 – Centro e funciona de segunda a sexta, das 8h às 11h30.

Da redação do Blog Vertentes Notícias
Com informações do NE10 Interior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.