sábado, 20 de março de 2021

Idoso morre após ser atendido no chão de UPA lotada e sem maca

Idoso de 86 anos foi atendido no chão devido a lotação da UPA e a falta de maca. (Reprodução/redes sociais)

Um idoso de 86 anos morreu após ser atendido no chão de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), por falta de maca, em Teresina, no Piauí. O paciente chegou à unidade com uma parada cardiorrespiratória, mas como não havia leito disponível, a equipe médica de plantão teve que iniciar o procedimento de reanimação no piso do local, enquanto era providenciada uma maca.

Em estado bastante grave, o idoso chegou na sala vermelha da unidade de saúde trazido nos braços por familiares. O atendimento no chão da UPA de Promorar foi registrado por outros pacientes, e as imagens viralizaram nas redes sociais. O caso aconteceu na tarde da última quarta-feira (17).

A prefeitura de Teresina informou, através de nota, que "devido à gravidade da situação, não era possível interromper o processo de ressuscitação cardíaca para mudar de local. No entanto, ele já chegou à unidade em estado muito grave e veio a óbito".

A técnica em enfermagem Polyena Silveira integra a equipe que recebeu o homem. Ao UOL, ela disse que a ausência de leitos é consequência do aumento da demanda. A profissional explicou o quadro ao qual se encontrava o paciente quando deu entrada na UPA. 
"Estamos com falta de equipamentos porque a demanda de pacientes está muito alta. Tem muita gente procurando as unidades de saúde", ressaltou
"Ele já chegou com uma parada. Não tínhamos leito, mas fizemos de tudo. Foram mais de seis ciclos de reanimação, mas infelizmente, ele não resistiu", disse a técnica de enfermagem. "Se puder ficar em casa, fique. A situação é muito grave. Tem família esperando fora da unidade por uma vaga. E isso só acontece quando alguém é transferido ou morre", alertou.
Da redação do Blog Vertentes Notícias
Com informações do NE10 Interior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.