quinta-feira, 13 de maio de 2021

Dia de Nossa Senhora de Fátima: conheça a história da santa dos "segredos"

Nossa Senhora de Fátima (Reprodução)

Os católicos celebram a solenidade de Nossa Senhora de Fátima todos os anos no dia 13 de maio. A data recorda o dia da primeira aparição da santa em 1917 na cidade de Fátima, em Portugal, a três crianças: Lúcia dos Santos, Francisco e Jacinta Marto, que pastoreavam animais em um lugar conhecido como Cova da Iria.

Ela se apresentou às crianças como "Senhora do Rosário" e as convidou a voltarem ao local por 13 meses, mantendo sempre uma rotina de oração durante este período para alcançar a redenção dos pecados do mundo e o fim da Primeira Guerra. A santa teria aparecido 13 vezes no mesmo local, em cima de uma azinheira.

Em 1916, o mesmo trio de crianças, conhecido como os pastorinhos de Fátima, teria recebido três visitas de um anjo, que anunciou as aparições de Nossa Senhora de Fátima que eles iriam contemplar. As crianças relataram que a imagem da santa que aparecia a eles era uma mulher brilhante, envolta em luz.

Os irmãos mais novos, Jacinta e Francisco, não sobreviveram para ver a proporção que a história tomou. Os dois faleceram em 1920 e 1919, respectivamente, após contraírem gripe espanhola. A irmã mais velha do trio, Lúcia, ficou conhecida como Irmã Lúcia e se tornou freira. Ela morreu em 2005, aos 97 anos.

Prisão e perseguição

Em um contexto de guerra e perseguições à Igreja Católica na época em que a santa apareceu em Fátima, religiosos e pessoas que professavam a fé publicamente eram repreendidos pelas autoridades. Tudo isso ocorria durante a implantação do regime de República no país.

A história das aparições da santa começaram a se espalhar na região a partir do testemunho das crianças e a cada mês a Cova da Iria atraia mais pessoas para contemplarem o fenômeno. No mês de agosto, as três crianças foram presas e, portanto, impedidas de irem até o local das aparições. A santa teria aparecido a eles no dia 19 desse mês, depois da soltura da prisão, e não no dia 13 como de costume.

Segredos de Fátima

Fátima é conhecida como "santa dos segredos" porque durante suas aparições fazia revelações aos três pastorinhos. Apesar de várias pessoas acompanharem as aparições ao longo dos meses, apenas as três crianças eram capazes de ouvir ou ver o que a senhora que aparecia em cima da árvore mostrava.

Um dos maiores mistérios é o segredo revelado às crianças em julho daquele ano. O conteúdo da mensagem da santa ficou oculto por anos. Em 1941, foram revelados dois "capítulos" destes segredos. Um deles foi escrito por Lúcia, que relatava um episódio em que a santa mostrou às crianças uma visão de como era o Inferno.

O segundo segredo é relacionado à devoção ao Imaculado Coração de Maria e a conversão da Rússia. Vale lembrar que o contexto da aparição da santa envolve a derrubada da monarquia no país russo. Uma terceira parte do segredo foi revelada apenas nos anos 2000, no dia 13 de maio.

Esta terceira parte relatava um possível "atentado" a uma autoridade da igreja. Três papas tiveram acesso ao terceiro segredo antes da sua revelação, João 23, Paulo 6º e João Paulo 2º. Este último sofreu um atentado em 1981 na Praça São Pedro, no Vaticano, justamente em um dia 13 de maio.

Devoção

Em honra a Nossa Senhora de Fátima, foi construído um santuário no local onde ela costumava aparecer às crianças. O lugar reúne fiéis de todo o mundo e é conhecido mundialmente pelas romarias que atraem milhares de pessoas.

Uma das principais tradições é a procissão luminosa com velas, que ocorre durante todo o ano, mas no dia 13 de maio registra a maior concentração de pessoas, já que a data marca as celebrações em honra a santa.

Procissão luminosa de Nossa Senhora de Fátima - Reprodução

Da redação do Blog Vertentes Notícias
Com informações do NE10 Interior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.