quinta-feira, 8 de julho de 2021

Crimes virtuais tiveram um aumento de 400% no ano de 2020 se comparado a 2019

Foto: Reprodução

Os golpes pela internet têm aumentado muito durante os últimos anos. Principalmente nesse momento que estamos vivendo de pandemia onde as pessoas estão ficando em casa e acessando o computador ou celular. Os crimes virtuais tiveram um aumento de 400% no ano de 2020 se comparado ao ano de 2019. E de janeiro de 2020 até fevereiro de 2021 houve um aumento de 340% dos golpes virtuais. Só para se ter uma ideia mais de 17 mil golpes financeiros são aplicados por dia no Brasil.

As quadrilhas passaram a montar centrais do crime, disparando mensagens falsas para enganar as pessoas e ter acesso a informações pessoais e financeiras com o objetivo de aplicar golpes. Esse conjunto de técnicas usadas para enganar chama-se engenharia social.


DENTRE OS GOLPES QUE MAIS CRESCERAM NO BRASIL ESTÃO:

O GOLPE DA FALSA CENTRAL TELEFÔNICA. O fraudador entra em contato com a vítima se passando por um falso funcionário do banco ou empresa, informa que há irregularidades na conta ou que os dados cadastrados estão incorretos. A partir daí, solicita os dados pessoais e financeiros da vítima e com esses dados eles podem abrir contas correntes, ter acesso a compra em cartões de crédito, contrair empréstimos.

A dica para se livrar desse golpe é jamais em hipótese nenhuma passar quaisquer informações a pessoas ou financeiras através dessas ligações. Deve-se entrar em contato direto com o banco ou empresa somente pelo telefone oficial do serviço de assistência ao cliente.

GOLPE DO FALSO MOTOBOY. O golpe começa com uma ligação ao cliente, de uma pessoa que se passa por funcionário de um banco dizendo que o cartão foi clonado. A pessoa é orientada a cortar o cartão ao meio e o falso funcionário pede que a senha seja digitada no telefone, e fala que, por segurança, um motoboy irá buscar o cartão para uma perícia. O que o cliente não sabe é que, com o cartão cortado ao meio, o chip permanece intacto, e é possível realizar diversas transações.

A dica para se livrar desse golpe é nunca entregar seu cartão a quem quer que seja e nem passar informações deles principalmente senhas e numeração por telefone. Banco nenhum pede senha ou manda buscar o cartão na residência da pessoa.

CLONAGEM DO WHATSAPP PARA SOLICITAR DINHEIRO SE PASSANDO PELA VÍTIMA. Aplicativos de comunicação, especialmente o WhatsApp, tornaram-se os principais canais para aplicar esses golpes. Usuários receberam mensagens com promessas de prêmios com links que levavam a sites falsos destinados a roubar informações da vítima.

A dica para se livrar desse golpe é jamais passar o seu código de ativação do whatsapp para ninguém – ele é um recurso que só serve para confirmar a instalação do aplicativo e evitar acessar qualquer link enviado por desconhecidos para o seu whatsapp. É mais seguro ir direto ao site da empresa ou loja. Outra dica é se receber alguma mensagem de algum parente pedindo dinheiro é aconselhável fazer uma chamada de vídeo ou ligar para ele com o objetivo de se certificar que é mesmo a pessoa da família.

Quem tiver sido vítima de algum desses golpes deve fazer um boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil mais próxima de sua residência ou um boletim virtual no site (https://servicos.sds.pe.gov.br/delegacia/).

Da redação do Blog Vertentes Notícias
Com informações do Grupo de Ação Social da Polícia Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.