quinta-feira, 22 de julho de 2021

EREM Gil Rodrigues celebra sucesso da disciplina eletiva de xadrez


A expectativa é grande para o retorno da disciplina eletiva de xadrez na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Gil Rodrigues, situada em Vertentes, Agreste do Estado. No primeiro semestre deste ano, a disciplina, idealizada pelo professor Álvaro Triete, foi até a cidade de Toritama, na mesma região, para incluir estudantes que moram longe da unidade de ensino. Participaram das partidas alunos do primeiro e do terceiro ano do Ensino Médio, em encontros online e presenciais.


A ideia de implantar a disciplina surgiu no início de 2020, quando Álvaro tinha como objetivo expandir a prática dessa modalidade entre os estudantes. Com a chegada da pandemia, as aulas foram suspensas e só retornaram neste ano. 
"Mais uma vez eu me surpreendi com o interesse dos alunos, que em sua maioria era iniciante mas muito empenhada em aprender. Iniciamos este primeiro semestre de forma presencial, na escola, onde conhecemos um pouco da história do xadrez, como cada peça se movimenta, sua importância e alguns movimentos específicos. Mas, em pouco tempo, veio novamente a interrupção das aulas, porém decidimos não parar de novo", conta o professor.

O docente continuou incentivando os alunos de forma online, com a ajuda de vídeos explicativos, sempre estimulando a prática. Diante do bom desempenho deles, Álvaro decidiu fazer um torneio presencial entre os estudantes. Como muitos moram na cidade vizinha, Toritama, e tinham dificuldade de locomoção devido às restrições da covid-19, o professor foi até eles. A primeira etapa aconteceu na Praça da Criança, no Centro de Toritama. Foram nove partidas que revelaram o primeiro, segundo e terceiro lugar da categoria feminina e o terceiro lugar da categoria masculina. Já a segunda etapa aconteceu na unidade de ensino, com 11 partidas, para chegar ao primeiro e segundo lugar da categoria masculina.
"A semente foi plantada. O interesse dos alunos é enorme, e a força de vontade para continuar também temos, mesmo com todas as dificuldades que apareceram. O objetivo principal foi alcançado, que era mostrar a esses estudantes o quanto o xadrez é eficaz no desenvolvimento cognitivo deles. E mais uma vez, com o apoio da gestão da escola, continuaremos a expandir ainda mais o xadrez em nossa escola e comunidade", acrescentou o professor, sem revelar a data oficial do retorno da disciplina.
"A eletiva foi um momento muito bom, em que tive a possibilidade de fazer algo que gosto muito. Xadrez é um esporte muito importante, e sua prática faz com o que o indivíduo desenvolva habilidades mentais, aumenta a concentração e treinamento do pensamento crítico. É um jogo muito importante tanto para o desenvolvimento pessoal do aluno, quanto para o desenvolvimento acadêmico", disse José Williams, do terceiro ano do Ensino Médio e primeiro lugar da categoria masculina.
Da redação do Blog Vertentes Notícias 
Com informações da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.