terça-feira, 14 de setembro de 2021

Polícia Civil de Pernambuco abre inquérito apara investigar morte de PM da Bahia em Petrolina


A Polícia Civil de Pernambuco (PC-PE) informou na manhã desta terça-feira (14) que abriu inquérito para investigar a morte do policial militar da Bahia, Joanilson da Silva Amorim, de 33 anos, ocorrida na noite da última segunda-feira (13), em Petrolina, no sertão do estado. A suspeita é que o PM tenha sido morto por engano, durante uma operação da Polícia Civil, no bairro Jardim São Paulo.

A nota da PC afirma que no momento da morte do PM, estava realizando uma operação de combate ao narcotráfico em Petrolina. 
“Na ocasião, estava em curso ação da 12ª Delegacia de Repressão ao Narcotráfico-Petrolina, quando foram presas duas pessoas e apreendida uma moto roubada e uma pistola calibre 9mm com numeração suprimida”.
Ainda segundo a nota da PC, “nessa ocorrência, um homem de camisa em cor semelhante à do sujeito perseguido apareceu armado, sendo confundido e alvejado, em situação característica de legítima defesa putativa, quando há a percepção de risco iminente”.

O militar estava de folga, na casa dele que fica no bairro Jardim São Paulo, quando vizinhos o chamaram a para ajudar a prender suspeitos de assalto. Ao sair de casa, policiais civis teriam confundido Joanilson com um dos criminosos. Ele foi baleado na cabeça, no braço e na perna. O PM chegou a ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado para o Hospital Universitário de Petrolina, mas não resistiu.

Joanilson era casado e deixa um filho de dois anos. Ainda não há detalhes sobre o sepultamento do soldado.

Leia a nota completa da PC-PE

A Polícia Civil de Pernambuco informa que registrou uma morte em consequência de operação policial de repressão ao narcotráfico na cidade de Petrolina, início da noite da última segunda-feira (13). Na ocasião, estava em curso ação da 12a Delegacia de Repressão ao Narcotráfico-Petrolina, quando foram presas duas pessoas e apreendida uma moto roubada e uma pistola calibre 9mm com numeração suprimida.

Nessa ocorrência, um homem de camisa em cor semelhante à do sujeito perseguido apareceu armado, sendo confundido e alvejado, em situação característica de legítima defesa putativa, quando há a percepção de risco iminente.

De imediato, ele foi socorrido e encaminhado pelo Samu para o Hospital de Traumas, mas, infelizmente, não resistiu ao ferimento. Na checagem da identidade, foi constatado se tratar do soldado Joanilson da Silva Amorim, de 33 anos, integrante da Polícia Militar da Bahia, que estava à paisana. Um inquérito foi instaurado para investigar não apenas os suspeitos presos, mas as circunstâncias da operação que levaram ao óbito. Um delegado foi especialmente designado para apurar os fatos com rigor e isenção. Além disso, a Corregedoria Geral da SDS também foi acionada e abriu investigação preliminar para investigar a atuação policial no âmbito disciplinar.

É importante ressaltar que a Polícia Civil de Pernambuco é uma polícia técnica e que busca sempre a preservação da vida. Um levantamento do Pacto pela Vida mostrou que, desde 2007, a Polícia Civil desencadeou 563 Operações de Repressão Qualificada, resultando em 6.385 prisões. Em nenhuma dessas operações, que envolvem planejamento, uso da inteligência policial, maior efetivo e recursos, houve confrontos tampouco mortes de policiais ou suspeitos.

Da redação do Blog Vertentes Notícias
Com informações do Portal Agreste Violento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.