quarta-feira, 8 de junho de 2022

Cidades Pernambucanas registram neblina; entenda o fenômeno

Foto: Caruaru no Face

Moradores de algumas cidades de Pernambuco, como Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru e Itapissuma, relataram o aparecimento de neblina entre essa terça-feira (7) e esta quarta-feira (8).

O fenômeno, explica a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), é a condensação do ar próximo à superfície.


Para a neblina ocorrer, inclusive, é essencial a junção de três fatores: temperatura do ar próximo à superfície menor do que a temperatura do ar em níveis mais elevados - sistema conhecido como inversão térmica; umidade relativa do ar acima de 90%; e ausência de ventos.

“Tem que ter essas três condições. Lugares mais altos, como Garanhuns, Triunfo e Caruaru são mais fáceis de ocorrer”, detalha a meteorologista da Apac Aparecida Fernandes, que também cita ser mais comum ocorrer depois de um dia de chuva: “Quando a umidade relativa está mais alta devido às chuvas, o ar está mais úmido. Ontem durante a noite ficou com poucas nuvens, a superfície esfria mais rápido”.

Na Região Metropolitana do Recife (RMR), na madrugada desta quarta-feira, foram registradas condições consideradas propícias para a formação de neblina, segundo a Apac: a temperatura do ar chegou a 21,5º C; a umidade relativa do ar variou entre 96% e 100%; e o vento estava calmo.

Da redação do Blog Vertentes Notícias
Com informações da Folha PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.