![]() |
Coração foi recebido com honraria de Chefe de Estado - Foto: Evaristo Sá/AFP |
O coração de Dom Pedro I chegou na manhã desta segunda-feira a Brasília transportado por um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). A relíquia, recebida e tratada na Base Aérea com honras de chefe de Estado, deixou Portugal, pela primeira vez, em 187 anos.

A chegada do coração de Dom Pedro I é considerada o ponto alto das comemorações do bicentenário da Independência. As negociações com Portugal, que começaram no início do ano, foram difíceis, pois havia preocupação com uma eventual danificação do órgão.

O coração desembarcou de uma aeronave VC-99 do Grupo de Transporte Especial (GTE), acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira. Da base aérea, o coração foi levado até o Itamaraty.

Na terça-feira (23), o coração de Dom Pedro I será recebido no Palácio do Planalto por Jair Bolsonaro. A expectativa é que o presidente faça um discurso de boas-vindas.

No mesmo dia, haverá uma cerimônia, no Palácio Itamaraty, com a presença do corpo diplomático estrangeiro. O coração ficará em exposição ao público, até o próximo dia 5 de setembro, em sala especialmente preparada para recebê-lo.

O imperador Dom Pedro I faleceu em 1834. Seus restos mortais estão sepultados na cripta imperial, localizada no Parque da Independência, em São Paulo. Já o coração permanecia guardado na capela-mor da Igreja de Nossa Senhora da Lapa, sob responsabilidade da Irmandade de Nossa Senhora da Lapa, no Porto, em Portugal.
Da redação do Blog Vertentes Notícias
Com informações da Folha PE

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.