Cassiano Oliveira, de Passira, trabalha em lixão na cidade e passou em segundo lugar em curso da UFPE — Foto: Reprodução/Arquivo pessoal |
Desde os 12 anos de idade, Cassiano Oliveira da Silva, que mora em Passira, no Agreste de Pernambuco, trabalha com reciclagem no lixão da cidade. Aos 29 anos, ele vai iniciar as aulas neste mês de maio no curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) após ser aprovado em segundo lugar no processo seletivo.
Para Cassiano, a realização desse sonho é também uma oportunidade para contribuir com a região em que ele vive e conscientizar a população sobre os cuidados com o meio ambiente, a reutilização do lixo e as mudanças climáticas.
“Eu vou aproveitar essa oportunidade para conseguir o máximo de conhecimento que eu puder. O meio ambiente sempre esteve na minha vida e eu quero usar tudo que eu aprender para fazer o melhor pela natureza”, afirma Cassiano.
Cassiano Oliveira, de Passira, é aluno do curso de Ciências Biológicas da UFPE — Foto: Reprodução/Arquivo pessoal |
Atualmente, Cassiano usa o dinheiro que consegue com o trabalho no lixão para cuidar das despesas da casa e da família. O material coletado por ele é prensado e o volume é reduzido e levado às fábricas para a venda.
As aulas, ministradas pelo campus de Vitória da UFPE, serão acompanhadas de forma remota, modalidade escolhida pelo estudante. "Eu já estou acostumado a estudar pela internet. Muitas vezes eu trabalhava o dia inteiro e de noite, quando chegava em casa, eu ia estudar pelo celular, vendo vídeos”, relembra Cassiano.
Da redação do Blog Vertentes Notícias
Com informações do G1 Caruaru e Região
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.