Foto: imagem ilustrativa |
Cientistas japoneses estão otimistas quanto à possibilidade dos humanos desenvolverem uma nova dentição no futuro, que poderia ser considerada uma espécie de "terceira fase de dentes".
Baseando-se nos resultados de um estudo divulgado em 2021 na revista científica Scientific Reports, esses pesquisadores desenvolveram um medicamento que age sobre a proteína produzida pelo gene USAG-1, a qual inibe o crescimento de dentes em adultos.
Eles estão atualmente preparando um ensaio clínico para testar esse medicamento em 2024, com a esperança de que ele esteja disponível no mercado até 2030.
“A ideia de desenvolver novos dentes é o sonho de todo dentista. Tenho trabalhado nisso desde que era estudante de pós-graduação. Sempre estive confiante de que seria capaz de fazer isso acontecer”, explica o pesquisador Katsu Takahashi, do Instituto de Pesquisa Médica Kitano, em Osaka, no Japão.
“Esperamos chegar a um momento em que os remédios para regeneração dentária sejam uma opção, ao lado de dentaduras e implantes”, comentou Takahashi.
O pesquisador dedicou anos de pesquisa ao potencial de crescimento dos dentes, com um foco especial no papel dos genes. “O número de dentes variou devido à mutação de apenas um gene. Se fizermos disso o alvo da nossa pesquisa, devemos ter uma maneira de alterar o número de dentes que as pessoas têm”, diz o estudioso. As informações são do Metrópoles.
Da redação do Blog Vertentes Notícias
Com informações do Metrópoles
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.