sábado, 17 de fevereiro de 2024

Pernambuco registra alta de 113,4% nos casos de dengue e investiga seis mortes, divulga SDS


Pernambuco registrou, até o dia 10 de fevereiro deste ano, 1.208 casos de pessoas com sintomas prováveis de dengue, representando um aumento de mais de 113,4% em comparação com o mesmo período de 2023. Dos casos relatados, 146 foram confirmados, com quatro casos graves da doença identificados.

De acordo com o relatório, o Estado está investigando seis mortes associadas a arboviroses, incluindo o caso de uma menina de 10 anos residente em Petrolina, no Sertão. Ela faleceu em 6 de fevereiro com suspeita de dengue e não tinha outras condições de saúde pré-existentes.

Pela quinta semana seguida, Pernambuco tem apresentado números acima da linha superior do diagrama de controle, o qual analisa a incidência da doença nos últimos 10 anos, excluindo os anos epidêmicos.

Os dados foram divulgados na tarde de sexta-feira, 16 de fevereiro, pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) em seu boletim epidemiológico.

“Esse desempenho, apesar de colocar o Estado em vigilância para o crescimento dos indicadores, ainda não deixa Pernambuco próximo de uma situação de emergência”, analisa, em nota, a SES-PE.

Com 13,3 casos prováveis por 100.000 habitantes, a incidência geral de dengue está significativamente abaixo do limiar estabelecido pelo Ministério da Saúde (MS) para considerar uma alta incidência, que é quando ultrapassa o patamar de 300 casos por 100.000 habitantes.

Apesar disso, o boletim epidemiológico indica que Pernambuco já está observando os primeiros municípios com média e alta incidência neste ano de 2024, com indicadores entre 100 e 300 casos por 100.000 habitantes. Estes incluem Fernando de Noronha, Araçoiaba, Gravatá e Belém do São Francisco.

Além da dengue, o balanço da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) também fornece dados sobre outras arboviroses.

Foram notificados 354 casos prováveis de chikungunya, representando um aumento de 23,8% em comparação ao mesmo período do ano passado, dos quais 28 foram confirmados.

Quanto ao Zika, foram registrados 19 casos prováveis, mas até o momento não houve confirmação de nenhum deles.

Da redação do Blog Vertentes Notícias
Com informações do Portal de Prefeitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.