A Polícia Civil de Pernambuco prendeu na manhã desta terça-feira (3) parte de uma quadrilha que usava informações postadas em redes sociais para chantagear e extorquir pessoas de todo o Brasil. Os alvos eram, na maioria, moradores de comunidades e favelas – que eram falsamente acusados pelos bandidos de serem informantes da polícia e por isso eram ameaçados de morte. A quadrilha extorquiu uma quantia estimada em R$ 1 milhão.
Segundo o delegado Adyr Martens, da Delegacia de Paulista, no Grande Recife, os bandidos exigiam transferência de dinheiro via PIX para contas bancárias que eram emprestadas por esposas de presidiários e outras pessoas que “alugavam” as contas para receber os valores.
“Eles escolhiam, de preferência, pessoas de comunidades e alegavam que eram X-9 (delatores) e por isso deveriam pagar para preservar a vida. Não se importavam se a pessoa vivia com pouca renda, ou se faria empréstimo para pagar o valor exigido”, explicou o delegado.
Segundo Adyr Martens, das 15 pessoas investigadas, seis foram presas nesta terça, inclusive um ex-presidiário de 33 anos, condenado por homicídio e que estava em liberdade desde 2023. Ele foi capturado em São Paulo e fazia parte de uma facção suspeita de homicídios.
Da redação do Blog Vertentes Notícias
Com informações do Blog Evandro Lins
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.