PRF. Imagem Ilustrativa |
Na manhã desta quinta-feira (22), uma ação alusiva ao Maio Laranja, mês de enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (ESCA), foi promovida na Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF), localizada na BR-104, em Caruaru, no Agreste pernambucano.
A iniciativa, que busca conscientizar a população sobre esse grave problema social, contou com a participação da Secretaria da Mulher e da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE). Durante a ação, foram realizadas abordagens a veículos e orientações a passageiros de ônibus, com a distribuição de materiais informativos que esclarecem como identificar, prevenir e denunciar casos de abuso e exploração sexual.
A PRF destacou que a atividade integra o Projeto Mapear, desenvolvido em parceria com a Childhood Brasil, cujo objetivo é identificar pontos vulneráveis à ESCA ao longo das rodovias federais do país. Na 10ª edição do projeto, realizada entre 2023 e 2024, foram mapeados 17.687 locais de risco.
Dados divulgados pela PRF indicam que, no Brasil, três crianças são abusadas a cada hora, sendo que 51% das vítimas têm entre 1 e 5 anos de idade. Estima-se ainda que 500 mil crianças e adolescentes sejam explorados sexualmente anualmente no país. No entanto, apenas 7,5% dos casos são formalmente denunciados, o que aponta para um cenário ainda mais grave e subnotificado.
O Maio Laranja tem como marco o dia 18 de maio, instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, em memória de um crime brutal ocorrido em 1973, que chocou o país e impulsionou a criação de políticas públicas voltadas à proteção da infância e juventude.
Da redação do Blog Vertentes Notícias
Com informações do Blog Bruno Muniz
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.