quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Clássico das Emoções tem duelo de ‘veteranos’ x ‘novatos’

Santa Cruz tem jogadores com vivência no duelo, enquanto Náutico é cheio de estreantes. Fotos: Edmar Melo e Guga Matos/JC Image
Santa Cruz tem jogadores com vivência no duelo, enquanto Náutico é cheio de estreantes. Fotos: Edmar Melo e Guga Matos/JC Imagem
Por Matheus Albino e Thiago Wagner
Mais do que a técnica, a experiência dos jogadores é algo que conta muito na definição de quem sairá vencedor de uma partida de futebol, ainda mais quando se trata de um clássico. Ter um atleta com maior vivência, pode ser decisivo para um time. Por outro lado, estrear em clássicos pode empolgar ainda mais o jogador a fazer uma grande apresentação No caso de Náutico e Santa Cruz, que se enfrentam no próximo sábado, pela Série B, essa balança da experiência no Clássico das Emoções é bem desequilibrada. Enquanto os corais possuem quase todo o time titular com histórico no confronto, os alvirrubros são quase todos novatos. Vai ser um aspecto bem interessante a se observar no duelo da Segundona.
Dos onze titulares Santa Cruz que jogaram contra o América-RN, no último sábado, apenas quatro nunca atuaram em Clássico das Emoções: o lateral-direito Tony, o zagueiro Marllon e os volantes Everton e Danilo Pires. Ainda assim, Everton tem larga experiência em clássicos pernambucanos dos tempos de Sport e Náutico, enquanto que Danilo não enfrentará o Timbu por conta de suspensão. Como o provável substituto é Memo, que já tem muita vivência no confronto, o número de ‘novatos’ corais acaba sendo reduzido para apenas dois.
Além disso, o Tricolor tem a vantagem de já contar com jogadores que em algum momento já decidiram o Clássico das Emoções. É o caso de Renatinho – que fez o gol das vitórias de 2012 e 2013 – e Léo Gamalho, que recentemente foi destaque na vitória por 5×3, pelo Pernambucano deste ano. Apesar disso, o atacante é precavido com o rival. “Temos que respeitar o Náutico. Aqui tem bons jogadores e lá também. Todos podem decidir”, disse.
Léo Gamalho já decidiu o Clássico das Emoções. Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Léo Gamalho já decidiu o Clássico das Emoções. Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Partindo desse raciocínio, o Náutico pode sentir a falta de jogadores acostumados com o duelo contra o Santa Cruz. No atual elenco apenas o goleiro Alessandro, o lateral João Ananias, o volante Elicarlos, os zagueiros William Alves e Flávio, e os meias Marcos Vinícius, Leleu e Geovane estiveram presentes em um dos dois Clássicos das Emoções disputados nesta temporada. Sendo que, de todos, Elicarlos, é o único com bagagem na disputa. O volante alvirrubro teve a sua primeira passagem pelos Aflitos em 2006 e ficou até 2008. Retornou em 2011 e está até agora no clube. O zagueiro Luiz Alberto também disputou a partida, mas está lesionado e consequentemente fora da próxima. Do time base do técnico Sidney Moraes, Neílson, Edvânio, Raí, Gilmak, Vinícius, Marinho e Tadeu irão estrear no confronto. Terão que se apegar ao fator estreia para se motivarem no gramado e surpreenderem o adversário.
Elicarlos é o alvirrubro com maior experiência no confronto. Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Elicarlos é o alvirrubro com maior experiência no confronto. Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Outro aspecto a se observar é a média de idade dos elencos. No caso do Náutico, a média do atual grupo é de 24,4 anos. Apenas o zagueiro Luiz Alberto, com 36 anos, colabora para que essa conta aumente um pouco. Próximos dele estão o goleiro Júlio Cesar, o volante Elicarlos e o lateral-direito Rafael Cruz, ambos com 29 anos. Um pouco mais abaixo vem o atacante Tadeu, o zagueiro William Alves e o volante Gilmak, todos com 27 anos. Os mais novos (contando apenas os que tem chance de entrar no decorrer do jogo) são – Leleu (21), Crislan (22), Vincícius, Roberto e Marinho (23). O lado bom é que o adversário tem uma média de idade um pouco abaixo, 24,1 anos. Dos prováveis titulares, Tiago Cardoso e Everton são os mais velhos com 30 anos cada, enquanto que o restante do time varia entre 22 (Marllon) e 28 anos (Léo Gamalho). Gás não vai faltar para as duas equipes e essa poderá ser a chance do Timbu, que terá a oportunidade de igualar as ações com um jogo mais corrido. Fonte: NE 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.