quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Prazo para visto americano deve cair de dez para dois dias

Visto americano pode ser liberado mais rápido. Foto: Carlos Severo/Fotos Públicas.
Visto americano pode ser liberado mais rápido. Foto: Carlos Severo/Fotos Públicas.
Viajar para os Estados Unidos poderá ficar mais fácil se a meta assumida pelo Departamento de Estado do País for cumprida. Em visita a Washington, durante missão parlamentar, o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PT), adiantou que a secretária-adjunta para Assuntos do Hemisfério Ocidental, Roberta Jacobson, vai se empenhar para reduzir o período de concessão do visto de dez para dois dias.
“Essa demora é um obstáculo significativo nas nossas relações. Se não podemos abolir agora a exigência de visto – porque são poucos os países a quem os EUA concedem esse tratamento -, temos que, pelo menos, agilizar a emissão”, pontuou Humberto.
O líder do PT explicou que os americanos também devem abrir novos consulados no Brasil e negociam inserir o Brasil no chamado Global Entry, um sistema que agiliza a concessão de visto a quem viaja com frequência aos EUA.
“Mas, para isso, precisamos discutir detidamente a questão do compartilhamento de dados de cidadãos entre os dois governos. É uma questão muito sensível para a qual o Brasil está bastante atento, especialmente depois do escândalo de espionagem do qual os Estados Unidos foram protagonistas”, afirmou o líder do PT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.