quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Tony Gel analisa a crise de água no País

A crise hídrica brasileira foi abordada em discurso pelo deputado Tony Gel, do PMDB, na primeira Reunião Plenária ordinária da Assembleia, nesta terça (três de fevereiro).
Tony-Gel
O parlamentar afirmou que nunca houve situação tão grave no País no que diz respeito ao abastecimento d´água. Ele lembrou que trata do assunto desde o início de sua vida pública e que atuou durante o mandato de deputado federal para a construção do sistema de Jucazinho, inaugurado em 2005 no Agreste pernambucano.
De acordo com o parlamentar, a obra, projetada inicialmente para atender a pouco mais de dez cidades, hoje abastece mais de 15 municípios, além de povoados e vilas. Ele informou que o sistema envia mais de cem litros por segundo a Santa Cruz do Capibaribe e São Caetano, também abastecendo carros-pipas que socorrem regiões que sofrem com a estiagem.
Tony Gel citou a lei baseada em projeto de sua autoria que trata do uso racional da água sobre o assunto e ainda aguarda regulamentação pelo Executivo. Segundo a norma, todo grande empreendimento instalado em Pernambuco deverá contar com um sistema de reaproveitamento hídrico.
Em aparte, o deputado Odacy Amorim, do PT, sugeriu que a Assembleia promova debate sobre saneamento básico, argumentando que a falta do serviço pode contribuir para a contaminação dos mananciais, prejudicando a qualidade da água.
Julio Cavalcanti, do PTB, comentou que a crise da região do São Francisco é ligada ao desmatamento das matas ciliares, que provocam o assoreamento, impedindo, inclusive, a navegabilidade do rio. Fonte do Jornal de Caruaru.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.