Do NE10

A expectativa da campanha no Brasil é movimentar R$ 978 milhões no período – 12% a mais do que em 2014Foto: Alexandre Auler/JC Imagem

Atento ao grande fluxo de clientes no período, o Shopping Recife, localizado em Boa Viagem, Zona Sul, abrirá às 7h e irá até as 22h30. A intenção é atrair mais de 100 mil clientes e aumento de 85% na receita.
Com 80% das lojas com ofertas, o Tacaruna, no bairro de Santo Amaro, Zona Norte do Recife, abre às 8h e só fecha às 23h.
O Shopping Plaza Casa Forte também vai abrir mais cedo, às 7h, e deve funcionar até as 22h30. Já o Shopping Boa Vista, área central do Recife, abre das 8h às 22h; e o Paço Alfândega das 10h às 22h.
As lojas do shopping Paulista North Way, em Paulista, prometem descontos de até 50% e estarão abertas das 8h às 23h.
O Shopping Guararapes, no município vizinho de Jaboatão dos Guararapes,vai funcionar em horários especiais nesta sexta (27), sábado (28) e domingo (29). Na sexta, o horário será das 8h às 23h; enquanto que, nos sábado e domingo, das 12h às 22h. Os clientes que comprarem no empreendimento podem concorrer a 100 vale-compras de até R$ 400.
As lojas do Centro do Recife abrem às 8hFoto: Edmar Melo/JC Imagem
ONLINE - Embora o dia oficial da Black Friday esteja previsto para começar nesta sexta, o comércio online brasileiro vai antecipar as vendas um dia antes, a partir da meia-noite desta quinta (26). Os interessados em aproveitar as oportunidades também podem conferir as ofertas através do site oficial da campanha e optar para receber as promoções por e-mail.
ORIENTAÇÃO – Para quem vai adquirir produtos por um preço acessível e garantir as compras de fim de ano, vale ficar atento às promoções para não comprar artigos com preços maquiados. As compras pela internet requerem ainda mais atenção para não cair em armadilhas. A Black Friday possui um histórico de comercializar, sobretudo em lojas virtuais, preços enganosos.
“O que acontece na maquiagem de preços é o aumento do preço do produto antes da promoção e, no dia dos descontos, os preços sofrem queda sob alegação de desconto, mas, na verdade o preço é igual ao anterior”, explica o advogado Dori Boucault, especialista em direito do consumidor.
A dica, conta Boucault, é pesquisar em pelo menos três lojas antes do dia oficial da Black Friday para comparar os preços dos produtos ofertados. Já para as compras online, ele orienta sobre a importância de pesquisar a legalidade da empresa. “Essa pesquisa pode ser pela internet mesmo, através dos sites Reclame Aqui e ProtesteJá, na lista de sites não recomendados”, recomenda.
TROCA DE PRODUTOS NA PROMOÇÃO – O consumidor que comprar itens nas estantes virtuais e vier com algum defeito também tem direito garantido, mesmo em promoções como a Black Friday. “Não é porque se trata de uma promoção que os produtos não podem ser trocados. Se houver defeito comprovado, o cliente tem direito a trocá-lo”, afirma Dori. O advogado conta ainda que, segundo o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, o cliente tem direito a um prazo de sete dias para devolver o produto e receber o dinheiro de volta.
De acordo com a organização da campanha, no ano passado, 51,64% dos consumidores que compraram na Black Friday não relataram nenhum problema nas compras, tanto nas lojas virtuais quanto nas físicas. Apenas 5,47% lamentaram que os produtos ofertados não foram entregues.
Para garantir a segurança, a organização do evento garantiu que as empresas participantes receberão termo de uso garantindo o compromisso de atender o consumidor da melhor maneira possível durante e após o evento.
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