segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Confira os cuidados ao trafegar próximo aos hospitais e escolas

Mariana CampelloDo JC Trânsito
Motorista deve ficar atento aos lugares de grande movimento / Foto: Rodrigo Lobo/JC Imagem
Motorista deve ficar atento aos lugares de grande movimentoFoto: Rodrigo Lobo/JC Imagem
Em lugares de muito movimento os motoristas devem ficar atentos para não causar acidentes. Mas escolas, hospitais e igrejas são ambientes que exigem silêncio para andamento de suas atividades e tem grande fluxo de pessoas, porém não é permitido nenhum tipo de pertubação nas imediações, como a buzina. O condutor que passar nas proximidades dessas instituições deve ficar atento aos cuidados.

Geralmente, essas regiões são bem sinalizadas para despertar a atenção do motorista, seja com placas ou com símbolos no asfalto. É indicado dirigir de acordo com a velocidade recomendada na região, que geralmente é sinalizada em placas. E manter o farol sempre aceso para alertar o pedestre da aproximação do veículo.

De acordo com o Instituto de Certificação e Estudos de Trânsito e Transporte (Icetran), o condutor que trafegar em velocidade inadequada nas imediações de locais como hospitais e escolas ou onde ocorre uma grande movimentação de pessoas com risco de dano, a pena é detenção de seis meses a um ano com possibilidade de multa.

Todavia, o motorista deve estar sempre atento ao dirigir em todas as vias públicas, e não apenas perto de locais como escolas e hospitais.

"A via é um espaço público, que precisa ser compartilhado. As pessoas precisam aprender a conviver nesse espaço." A afirmação é do gerente da Escola Pública de Trânsito de Pernambuco, Ivson Correia. Para ele - e também para o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é só olhar no artigo 29 -, cabe principalmente a motoristas e motociclistas a atenção com o pedestre. "O pedestre é o mais vulnerável, é o que o todos têm que proteger", diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.