Há especialistas no assunto que o estômago vazio turbina a queima de gordura, outros especialistas são totalmente contra. Afinal, a prática de fazer exercícios aeróbicos em jejum em bom ou não?
Converse com seu professor e com uma nutricionista sobre o volume e a intensidade do seu treino antes de tentar malhar em jejum. Não dá para fazer disso uma rotina, fala o médico e nutrólogo Mohamad Barakat, de São Paulo. O ideal é usar por um período determinado.
Quando acordamos e estamos há várias horas sem comer, a glicemia (o nível de açúcar no sangue) está baixa. Nessa hora, apenas exercícios leves e por um tempo curto (uma caminhada ou pedalada leve de até 40 minutos, por exemplo), praticados por pessoas condicionadas, podem trazer o benefício da queima de gordura. Caso contrário, você pode sentir tontura e desmaiar por causa de hipoglicemia, que é a diminuição do açúcar no sangue, diz o professor de educação física Thiago de Seixas, do Rio de Janeiro.
Existem inúmeros estudos condenando o AEJ justamente por conta disso. Pegam ciclistas ou corredores e fazem eles treinarem em alta intensidade, sem ingerir alimentos, e depois da tragédia óbvia, chegam a “conclusão” de que aeróbicos em jejum são péssimos para queimar gordura.
Acredite: tomar um suco ou comer uma fruta antes de malhar é melhor do que fazer jejum. Sem ter de onde tirar energia para o exercício, o organismo vai procurar outras fontes, como o músculo, explica Mohamad Barakat. Ou seja, além de não emagrecer, você sacrifica sua massa magra.
Se não comer nada antes de treinar, pense em tomar um suplemento que evite o catabolismo (perda de músculo). Mas só um nutricionista e um médico nutrólogo podem indicar o melhor para o seu caso.
Mesmo assim, se você desejar fazer aeróbicos em jejum, veja a maneira correta:
O AEJ é relativamente simples: logo de manhã, pule da cama, hidrate-se com 500ml de água e faça cerca de 45 minutos de caminhada em ritmo moderado com o estômago vazio. E reforçando: é caminhada – não é trote, não é corridinha, não é caminhada com intervalos de corrida, é simplesmente caminhada em ritmo moderado!
É indicado, se você nunca fez AEJ antes, começar com apenas 10 minutos e aumentar gradativamente até chegar aos 45. Porque ? Nem todos respondem bem à exercícios (mesmo em baixa intensidade) com o estômago vazio. Portanto, escute o seu corpo, cheque se está tudo bem e vá aumentando o tempo de AEJ de 5 em 5, então de 10 em 10 até os 45.
No início você pode fazer até 3 vezes por semana em dias alternados, ao se acostumar, a frequência pode ser aumentada para até 5 dias.
Uma dica: o uso de cafeína/termogênicos antes de fazer aeróbicos em jejum pode aumentar e eficiência do método. Isto não se enquadra em “alimentos”, pois você não estará ingerindo nada que seja transformando em fonte de energia.
Se você tem algum problema de saúde, especialmente hipoglicemia ou diabetes, é recomendável consultar um médico antes de iniciar este método.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.