quarta-feira, 31 de julho de 2019

Clodoaldo Magalhães marca presença na abertura do Festival Cine PE



O 1º secretário da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Clodoaldo Magalhães, esteve presente na abertura da 23º edição do Festival Cine PE, que aconteceu na noite da última segunda-feira (29). A première do filme Frei Damião – O Santo do Nordeste, considerado hor concours pela curadoria do festival, contou com a presença da diretora Deby Brennand, da roteirista Nadezhda Bezerra, da atriz Ninive Caldas e do Frei Jociel.

O longa, produzido pela Fábrica Estúdios, resgata a história do capuchinho Frei Damião de Bozzano, que evangelizou o Nordeste brasileiro e que agora é venerável. A narrativa do filme segue uma linha cronológica e biográfica dos 98 anos de vida do Frei. Por isso, remonta sua história, a partir da ficção, mesclando imagens inéditas captadas pelos cineastas Otacílio Cartaxo e Machado Bitencourt, já falecidos, da década de 60, e filmagens gravadas em fitas VHS durante os anos 70 até a morte do Frei, em 1997, que foram guardadas no Convento de São Félix, no Pina, Recife.

Clodoaldo destaca a importância da produção para o povo pernambucano e para si. “É incríel poder ver imagens inéditas de Frei Damião, capturadas há tanto tempo, que mostram seus feitos pelo povo Pernambucano. Povo esse pelo qual doou tanto. Povo eternamente agradecido. Para mim foi incrivelmente especial pois tive a oportunidade de ser batizado pelo capuchinho, quando criança. O cuidado com a imagem da Frei foi extremamente importante nesse trabalho. Muito delicadol”, destaca o parlamentar.

O evento ainda contou com um agraciamento à jornalista Graça Araújo, que esteve à frente da apresentação do festival durante 22 anos. O palco se iluminou com um holograma que trazia o rosto da apresentadora, manipulado por técnicos dos Estúdios Malungo, e sua voz, feita com muito carinho pelo amigo Jonathas, que costumava imitar Graça nos bastidores entre brincadeiras. A ilusão da holografia agradeceu e repassou o posto à atriz Ninive Caldas. “A vida de Graça, a nossa Araújo, é uma extensão da vida do Cine PE”, encerrou a nova apresentadora do festival. A homenagem contou também com a entrega do prêmio Calunga de Ouro, à sua irmã, Conceição Araújo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.