segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Bebê de sete meses morre com suspeita de sarampo em Taquaritinga do Norte



Um bebê de sete meses faleceu, no último sábado (17), em Taquaritinga do Norte, no Agreste, e a suspeita é de que a morte tenha sido causada pelo sarampo, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. A SES informou também que a Vigilância Epidemiológica da IV Gerência Regional de Saúde e do nível central da SES estão investigando o caso e vão encaminhar amostras laboratoriais da criança para análise para confirmar ou descartar a hipótese de sarampo.
Diante do cenário epidemiológico para a doença em Pernambuco, a SES adicionou ao Programa Estadual de Imunização a vacinação de crianças de seis meses a menores de um ano que moram nos municípios do Recife, Paulista, Bezerros, Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, Taquaritinga do Norte, Vertentes, Frei Miguelinho e Salgueiro. A escolha das cidades leva em consideração os casos já confirmados (2 no Recife e 2 em Caruaru) e os em investigação na rotina do estado de Pernambuco. A vacina é gratuita.
“Essa será considerada uma dose extra, sendo necessário seguir com o esquema normal a partir dos 12 meses, quando a criança deve ser imunizada novamente, com um reforço aos 15 meses”, afirma o secretário estadual de Saúde, André Longo. Além disso, de acordo com orientação do Ministério da Saúde, também devem ser vacinadas, com, no mínimo, 15 dias de antecedência, crianças entre 6 meses e menores de 1 ano que irão viajar para municípios de outros Estados com transmissão ativa da enfermidade, como São Paulo , Rio de Janeiro e Pará. Nesses casos também será necessário seguir o esquema de vacinação normal a partir dos 12 meses.

Fonte: JC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.